Seja bem vindo!!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Procuradores vão acompanhar ações de prevenção de desastres no Rio.


Um grupo de trabalho formado por 18 procuradores do Ministério Público Federal vai acompanhar, nos próximos meses, as ações que estão sendo feitas pelas autoridades públicas para prevenir desastres naturais no estado do Rio de Janeiro, como as chuvas que mataram quase mil pessoas na região serrana fluminense em 2011.

O grupo se reuniu na última sexta-feira (16) com representantes das secretarias de Defesa Civil Nacional e estadual.

Dentro de alguns dias, está prevista uma reunião com o secretário estadual de Obras, Hudson Braga. Segundo a procuradora Luciana Gadelha, o Brasil gasta mais na recuperação de desastres do que na prevenção, o que provoca desperdício de recursos público e, mais importante, mortes. “No Brasil, o Poder Público tem uma cultura de só adotar medidas, depois dos desastres.”
Segundo ela, o MPF quer saber como funcionam os sistemas de defesa civil, como é a comunicação à população, que obras vêm sendo realizadas para a prevenção, entre outras informações.


“Pretendemos atuar de forma coordenada e em parceria com o poder público no estado e nos municípios. Nossa atuação será através de reuniões e, eventualmente, de recomendações ao estado do Rio ou às prefeituras. Se as recomendações não forem suficientes, aí sim, entraremos com uma ação judicial [contra as autoridades]”, disse a procuradora.
Crédito da Foto: Luciano José Louredo
Legenda da Foto: Vizinhos a procura de sobreviventes na tragédia de Jamapará.