Seja bem vindo!!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Principal competição de Ciclismo do Brasil começa dia 28.


Entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro acontece a principal competição de ciclismo do país, o Tour do Rio. A quarta edição do campeonato passa por 19 cidades fluminenses e recebe 17 equipes do mais alto nível – dez nacionais e sete estrangeiras. A competição, que passa pelo município de Três Rios, tem premiação de R$ 250 mil.

É a quarta edição da maior competição de ciclismo do Brasil e maior evento da América Latina que conta com importantes times estrangeiros e as principais equipes do país. O Tour do Rio é mais que uma prova. Uma série de ações sustentáveis são realizadas, além de oito provas anuais, as chamadas Pré Tour (Copa Rio de Janeiro), que crescem entre 200 a 300% por ano em participação.


O percurso do Tour do Rio 2013 é dividido em cinco etapas, em um total de 808 km. O ponto de partida é na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e o primeiro destino é a paradisíaca Angra dos Reis. O trecho entre Angra dos Reis e Volta Redonda, de onde sai a segunda etapa, não tem competição e os atletas percorrem nos carros das equipes. Da “Cidade do Aço” eles partem para Três Rios, passando por cinco municípios, quase na fronteira com Minas Gerais. No terceiro dia, os atletas seguem em direção a Teresópolis, Região Serrana do Rio, o trecho com maior altimetria da competição. A quarta etapa tem a distância mais curta do Tour, trecho que separa Teresópolis de Rio das Ostras, na Região dos Lagos. O último e decisivo percurso da edição 2013 sai de Rio das Ostras em direção ao disputado pódio, na cidade do Rio de Janeiro, passando pela Ponte Rio-Niterói, a maior ponte da América Latina.
O Tour do Rio é uma realização do Instituto Faça, com organização da Conexão e supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte pelo Ministério do Esporte.