Seja bem vindo!!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Defesa Civil do Carmo se prepara para o período das chuvas.


O período mais crítico para desastres naturais na região serrana do Estado do Rio de Janeiro é a época das chuvas. Ainda que as queimadas façam parte do grupo de problemas enfrentados nestas cidades, a grande preocupação dos órgãos de Defesa Civil é passar por um verão tranquilo.

No Carmo não é diferente e o órgão municipal tem feito todos os esforços para prevenir os acidentes tão comuns quando as chuvas chegam. Historicamente, a atuação da Defesa civil é feita como um mecanismo de resposta, onde o problema acontece e as medidas são tomadas para minimizar os danos. Atualmente a proposta é outra, o objetivo é educar a população para evitar os desastres e a necessidade de ações posteriores.

“Este trabalho de prevenção é perfeito. A Defesa Civil está fazendo um trabalho para evitar acidentes e o governo está preocupado com isso. Por isso levantamos muros de arrimo onde há risco e estamos em contato com Brasília para fazer essa prevenção antes que venha a cair uma casa ou um muro. Parece que o governo federal está bem sensível nessa parte”, explicou o Prefeito do Carmo, Odir Ribeiro.
Obviamente, a Defesa Civil ainda continuará atuando como órgão de resposta em caso de desastre, mas as medidas tomadas a nível municipal visam a prevenção de tragédias. O município do Carmo tem feito podas em árvores, limpeza de barrancos e construído muros de arrimo para garantir toda a segurança para a população no período mais crítico. Outra medida do governo foi solicitar ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) a reforma da ponte de Bacelar, local frequentemente afetado na época de chuvas.
“A Defesa Civil cuida da prevenção, então a gente fez um relatório junto com o Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, onde foram mapeadas todas as áreas de risco do Carmo. Mediante este relatório, fizemos o plano de contingência que abrange toda a estrutura do município e do estado, para numa situação de emergência termos o suporte necessário”, afirmou o Coordenador Municipal de Defesa Civil do Carmo, Sylvio Silva.

Uma iniciativa relevante da Defesa Civil do Carmo, em parceria com o Corpo de Bombeiros, é orientar os produtores rurais sobre as queimadas, que, no município, normalmente são provocadas por atuação humana. Com esta medida, o homem do campo fica mais tranquilo quanto ao suporte em caso de queimada em sua propriedade.

Fonte: ASCOM Carmo/André Salles
Fotos: Defesa Civil Carmo
Legenda das Foto: Carmo busca prevenção para evitar problemas com as chuvas

Créditos da Foto: Coordenação de Defesa Civil