Seja bem vindo!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011


·         Período chuvoso exige cuidados para evitar doenças como leptospirose e dengue.
O verão se aproxima e com ele vem as chuvas, que podem trazer doenças como a leptospirose e a dengue. Em Minas Gerais, os maiores números de casos de leptospirose ocorrem em dezembro e janeiro. Causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e transmitida ao homem através do contato com a pele, a leptospirose provocou a morte de 12 pessoas no ano passado, quatro delas em janeiro.
De acordo com o médico infectologista da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Frederico Figueiredo, a melhor forma de se prevenir contra a doença é evitar o contato com águas de inundação, lama e outros resíduos que ficam nas casas depois de enchentes ou inundações. “Quando for inevitável entrar em contato com essa água, é importante usar luvas e botas. Se a pessoa não tiver, é possível improvisar com sacos plásticos, colocando dois sacos nas mãos e dois nos pés”, completa.
A leptospirose apresenta sintomas semelhantes aos da gripe e da dengue, ou seja, é comum os pacientes apresentarem febre, dor de cabeça e dores pelo corpo (principalmente na panturrilha). Também podem aparecer sintomas como vômitos, diarreia e tosse.
Fonte: Agência Minas