Seja bem vindo!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


·         Aterro Sanitário de Além Paraíba aguarda licença de operação para começar a funcionar.
     As obras de construção e instalação do Aterro Sanitário de Além Paraíba estão em fase bem avançada, aguardando, no momento, a Licença de Operação, já que a empresa Compromisso Ambiental, responsável pela construção, instalação e operação do Aterro, já possui a Licença Prévia e a Licença de Instalação.
     De acordo com Bruno Madeiro, da Compromisso Ambiental, já está pronta a primeira célula de 16 mil m³. Nesta célula já tem os tubos de coleta do chorume, Manta de PEAD de 2 mm para proteção do solo, fazendo a impermeabilização do mesmo, evitando a contaminação do lençol freático. Os drenos para canalização dos gases também já estão prontos. Esta célula está projetada para receber o lixo do município por 12 meses, assim, quando lá começarem a ser jogados os resíduos, paralelamente, já começará a ser construída a segunda célula e assim por diante. O aterro, pelos projetos, tem capacidade de receber os resíduos do município por 25 anos.
     Também já está concluída a lagoa de tratamento, que irá receber todo o chorume gerado pelo Aterro, devidamente protegida com a Manta de PEAD de 2 mm, exaustão de gases, como manda a norma técnica. Neste momento estão sendo construídos os tanques do filtro de chorume, que deverão estar prontos em 20 dias. Outra etapa que está sendo finalizada é o trabalho de solda de todos os tubos que levam o chorume canalizado da primeira célula do Aterro para a lagoa de tratamento. Possivelmente em 10 dias essas conexões estarão prontas.
     O Platô para recebimento de entulho também já esta pronto para receber o material, assim como, o Platô para a separação do Material reciclável e a compostagem. Em breve, estará sendo iniciada a construção da estrutura com funil e das esteiras para a separação do material para reciclagem.
     A Compromisso Ambiental já tem concluído o Platô da Área de Administração e da balança para pesagem dos materiais. Em breve, estará começando as obras do Prédio da Administração do Aterro e a balança, aguardando apenas a instalação.
     Para facilitar o acesso ao Aterro, a estrada está sendo também reformada, com a instalação de bocas de lobo, canalização e ensaibramento, facilitando o trabalho em dias de chuva.
     Foram feitos quatro poços de monitoramento das águas em volta de todo empreendimento. A água coletada já foi para analise de laboratório e o resultado está sendo aguardado, assim, periodicamente, está sendo feita a analise da águas para garantir que não há contaminação pelos resíduos depositados.
     Paralelamente à construção do Aterro, a Compromisso Ambiental vem realizando o plantio de árvores em vários pontos do município. Já foram plantadas aproximadamente 10 mil mudas, inclusive na própria área do Aterro Sanitário. Nos próximos dias, será iniciada a “hidrosemeadura” dos taludes dos platôs construídos, gerando proteção contra a erosão e também deixando a área verde e agradável para o trabalho.
     De acordo com Bruno Madeiro, da Compromisso Ambiental, “esta é uma obra de grande porte e com muitos detalhes. Porém já estamos bem avançados com as obras, a estrutura para recebimento do resíduo sólido urbano, que é a célula, e a lagoa já estão praticamente prontas e as outras estruturas podem ser feitas em paralelo não impedindo o depósito dos resíduos no local correto, não poluindo o meio ambiente. Estamos aguardando a LO (Licença de Operação),  e, somente após o órgão ambiental nos dar essa licença é que poderemos depositar os resíduos e começar as operações”.
    Assim, essa parceria Publico (Prefeitura) / Privado (Compromisso Ambiental), está trazendo investimentos e desenvolvimento para o município, além de estar colocando o município de Além Paraíba em destaque em toda a Zona da Mata como grande exemplo de responsabilidade ambiental. 
Fonte: SECOM/PMAP