Seja bem vindo!!

terça-feira, 12 de março de 2013

Secretário de Saúde de Minas Gerais estará em Cataguases hoje.



O Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques (foto) estará em Cataguases nesta terça-feira, 12, pela manhã, informou o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Castelar de Lacerda. O motivo da visita é conhecer a realidade da saúde no município e, especificamente, conforme revelou Alexandre Lacerda, “resolver esta questão da UPA, poderá anunciar aqui também a implantação em todo o sexto andar do Hospital de Cataguases de uma moderna UTI, inclusive com aparelhagem custeadas pelo governo do estado, entre outros compromissos que ele irá anunciar aqui, pessoalmente”, disse o Secretário de Saúde de Cataguases.

Há cerca de quinze dias, o prefeito José César Samor e o Secretário de Saúde de Cataguases, Alexandre Lacerda, foram recebidos no gabinete de Antônio Jorge, dando início a um relacionamento que se estreita agora, com a visita do Secretário de Saúde de Minas a Cataguases. Na ocasião do primeiro encontro, Alexandre contou ter tratado com Antônio Jorge a respeito da instalação da UPA no município, cujos recursos já estão na conta da Prefeitura desde o ano passado. O Secretário, ainda de acordo com o titular da Saúde de Cataguases, teria lhe informado sobre uma nova modalidade de UPA, chamada Hospitalar, “que é feita dentro do hospital. E ela seria uma forma da gente estar economizando dinheiro público, já que ele falou que os custos são bem menores; o Estado faria a obra no hospital de Cataguases e a gente começaria com esta UPA Hospitalar”, explicou Alexandre. Com relação ao recurso já destinado à construção da UPA, o Secretário de Saúde Municipal revelou que pode ser devolvido e o Governo de Minas repassaria novos valores referentes ao novo modelo de unidade de saúde.

Médico Oftalmologista
O Secretário de Saúde de Cataguases revelou ainda que os atendimentos de oftalmologia terão início ainda neste mês de março, na Policlínica Municipal, através do médico especialista Jorge Matos, acrescentando que outro oftalmologista também deverá ser contratado. Alexandre disse ainda que “no mês que vem deveremos começar as cirurgias de catarata que estamos tentando direcionar para Miraí”.

Outro serviço que está sendo implantado na rede pública municipal de saúde de Cataguases, informou Alexandre Lacerda, é o Ambulatório da Dor, voltado para pacientes que sofrem de dores crônicas. “O médico responsável por este setor será o neurologista Murilo Possani, que também tem cursos nesta área de dores crônicas”, disse. Alexandre contou também que contratou um fisioterapeuta que vai trabalhar com Quiropraxia, “que é um tipo de especialidade que faz manipulação na coluna vertebral e tem melhora nos casos destas dores crônicas e também, com acupuntura auricular”, técnica que utiliza o pavilhão auricular para efetuar tratamentos terapêuticos, completou o Secretário.

Reportagem e Foto: Marcelo Lopes
O Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques