Seja bem vindo!!

sábado, 23 de março de 2013

Defesa Civil anuncia instalação de pontos de observação na Serra do RJ.



 

O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, anunciou a instalação de pontos de observação na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os locais serão chamados de Unidades de Proteção Comunitária (UPC). Os funcionários vão monitorar alertas de risco, treinar moradores, e em caso de enchentes e deslizamentos de terra, vão ajudar a tirar as pessoas da área.

No último domingo (17), uma forte chuva atingiu a cidade causando alagamentos e deslizamentos de terra onde pelo menos 30 pessoas morreram soterradas, segundo informações da Defesa Civil. Áreas em vários pontos da cidade foram interditadas e centenas de casas foram condenadas. Cerca de 1.400 pessoas chegaram a ficar desalojadas ou desabrigadas.

As unidades de observação serão instaladas nas cidade de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. Os módulos serão semelhantes aos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e irão funcionar 24 horas por dia em contêineres de 30 metros quadrados. No local, 160 agentes comunitários treinados pela Defesa Civil vão atender as UPCs.

No mês de fevereiro, 14 militares treinaram moradores de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis e Petrópolis. Para participar do curso, que aconteceu em janeiro, era necessário ser morador de área de risco e já ter participado de trabalhos voluntários.

Os funcionários da UPC vão ser remunerados e devem receber R$ 700 por mês. Durante o treinamento, foi divulgado que o contrato dos agentes comunitários era válido por 3 anos e teria início no dia 4 de março. A previsão é de que o projeto comece a ser implantado em abril, no entanto, a Defesa Civil não se pronunciou para explicar o motivo do atraso.

Fonte e Foto: G1.com