Seja bem vindo!!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aula Inaugural do Programa “Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania” acontece hoje em Sapucaia.

Temática socioambiental será debatida nos colégios estaduais.

A Superintendência de Educação Ambiental e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizarão hoje (26/04) aula inaugural do Programa Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania. Criado, em 2007, o programa tem dois principais objetivos: de debater a temática socioambiental nos colégios e de estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

Através dos encontros realizados diversos projetos têm surgido tais como: agendas positivas de atuação no próprio bairro ou município. Os exemplos vão desde a implementação de coleta seletiva na unidade escolar até a participação de estudantes e professores em Conselhos Municipais e em Audiências Públicas. A ideia do programa que se dividiu em fases (capacitação e ensino à distância) está agora mais ousada atingindo também a rede municipal de ensino oferecendo suporte às escolas que estão desenvolvendo projetos de Educação Ambiental.

A Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia realizará de março a dezembro de 2012, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, o Curso “Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania” que é coordenado pedagogicamente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O curso será desenvolvido de modo presencial e à distância e tem como objetivo propiciar aos professores, profissionais da educação e estudantes da Educação Básica uma formação que os qualifique para o planejamento e o desenvolvimento de Agendas 21 nas escolas e de planos de ação em Educação Ambiental. Participarão do curso professores, profissionais da educação e estudantes. Os cursistas que concluírem as atividades com aproveitamento serão certificados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a carga horária será de 120h para professores e de 60h para estudantes.

O Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental tem parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Faetec, a Fundação Centro de Ciências em Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, e conta com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

 Fonte: SECOM PMS/Sérgio Campante