Seja bem vindo!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012


Câmara de Além Paraíba transforma em secreto o que deveria ser público.

A Câmara de Vereadores de Além Paraíba está prestes a cometer mais uma inconstitucionalidade, como a que ocorreu no final do ano passado, quando levou a plenário a aprovação da instalação da CPI, e depois teve que voltar atrás e corrigir a inconstitucionalidade de artigo do Regimento Interno, de autoria do vereador Dauro Machado. Desta vez, a inconstitucionalidade está no artigo 26 da Resolução n° 004 de 22 de março de 2005, que “Institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Além Paraíba. Diz o artigo 26 que  “A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar  não poderá, sob nenhuma hipótese tornar público seus atos, exceto o relatório final após este ter sido votado pelo plenário. Ora, na prática, este artigo derruba o previsto no artigo 37 da Constituição Federal  que determina que a Administração Pública direta e indireta, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade,publicidade e eficiência.

O princípio da publicidade vem a concretizar os postulados básicos do princípio republicano, saber, a possibilidade de fiscalização das atividades administrativas pelo povo, haja vista que
todo o poder emana do povo, sendo toda a res (coisa) pública. Assim, o princípio da publicidade tem como desiderato assegurar transparência dos atos públicos, devendo possibilitar aos administrados o conhecimento pleno deste atos. Portanto o artigo do Código de ética do município é mais um acinte à constituição federal que, inclusive, estabelece em que (poucos) casos as sessões podem ser secretas. E é importante não confundir sessão secreta com votação secreta.  Só para lembrar de como deve atuar o Conselho de Ética citamos dois casos notórios submetidos ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nos últimos anos. Os caso de José Dirceu (Mensalâo) e Severino Cavalcanti (mensalinho) tiveram sessões tão abertas que foram até transmitidas pela TV. Mas, como em Além Paraíba tudo deve ser diferente, as reuniões do Conselho de Ética que julgarão o comportamento do vereador Wellington, no caso do roubo da folha do diário de ocorrências da Prefeitura, serão secretas. Tudo de acordo com a resolução que instituiu o Código de ética e Decoro parlamentar do município. Ganha um ovo de páscoa quem adivinhar quem é o autor do código.

Fonte: Venilton Ribeiro/Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix