Seja bem vindo!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


Prefeito de Sapucaia é recebido no Ministério das Cidades.

O Prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, que está em Brasília com o Senador Lindbergh Farias para cumprir uma extensa agenda, foi recebido no Ministério das Cidades pelo assessor do Ministro Negromonte, Rui Pires e pela Diretora de Departamento de Produção Habitacional, Maria do Carmo Avesani, na manhã de ontem (17/01).

Acompanhado também pelo Deputado Federal Glauber Braga-PSB, ex- relator da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante das Catástrofes Climáticas, Zanon, solicitou do MC pela segunda vez a implantação de um Programa Habitacional em Sapucaia.

O prefeito sapucaiense que já havia realizado adesão do município ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS, que exige, entre outras coisas, a elaboração de Planos Locais de Habitação de Interesse Social – PLHIS, também apresentado no fim de 2011, luta no sentido de garantir o acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que só na primeira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado em 2009, já permitiu contratar mais de 215 mil unidades habitacionais em municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

Zanon levou na bagagem, as escrituras de terrenos de propriedade da prefeitura no Clube dos 200, em Jamapará, além de planilhas de custo, plantas e toda documentação que garantem a construção de pelo menos 80 unidades habitacionais para atendimento ás vítimas dos deslizamentos ocorridos na última semana.

De acordo com informações da Diretora de Departamento de Produção Habitacional, Maria do Carmo, os documentos serão analisados tecnicamente e no dia 27 de janeiro, a proposta pleiteada ainda no fim de dezembro pela Prefeitura de Sapucaia, será divulgada no Edital do processo de seleção que estará disponível no site do Ministério das Cidades. Ainda de acordo com a diretora, são vários os critérios para que um município seja contemplado, inclusive, o de calamidade pública. Serão pelo menos 50 unidades habitacionais.

Paralelamente a este Edital, Zanon, pretende ainda conseguir junto a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, subvenção econômica e participar, excepcionalmente, na modalidade do Fundo de Arrendamento Residencial - FAR. Uma vez que se trata de uma proposta em que o governo, por meio destas instituições financeiras, libera recursos, tanto para a construção quanto para a compra do terreno.

Fonte: SECOM PMS/Sérgio Campante