Seja bem vindo!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Cadeia Pública será mesmo construída no Carmo.
Agora é definitivo e a cadeia pública realmente será construída na vizinha cidade do Carmo (RJ).
A notícia da publicação no Diário Oficial do Estado, do edital de licitação pública para a elaboração de projeto executivo e execução de obras de construção da Casa de Custódia do Carmo causou indignação aos moradores da cidade e dos municípios vizinhos, já que o governador Sérgio Cabral chegou a descartar qualquer possibilidade disso acontecer. Com  a licitação em aberto, a data de entrega de envelopes está marcada para a próxima quinta-feira dia 26 de janeiro, às 11h e a obra tem um valor estimado de R$ 22.750.000,00 com um prazo de execução de 180 dias.
O edital põe fim as esperanças da população do Carmo de impedir a construção da Casa de Custódia no seu território. Quando o governador em outubro anunciou que a construção seria mesmo no Carmo foi iniciado um grande movimento na cidade, intitulado “Carmo pela Paz”, mas isso não sensibilizou o governo do Estado, apesar dos acenos da comunidade de Nova Friburgo, que queria a construção da Casa de Custódia no município, tendo inclusive a OAB-Nova Friburgo se manifestado a favor da obra na cidade, apresentando fortes argumentos nesse sentido.
O prefeito do Carmo, Carlos Emanuel Braz, o Memeu,  por diversas vezes declarou ser contrário a construção da Casa de Custódia no município, recebendo apoio da Câmara de Vereadores, que fez uma Moção de repúdio a iniciativa do governador. O prefeito de Sumidouro Juarez Corguinha também se manifestou contrário a construção da Casa de Custódia em Carmo e em ofício ao governador, sugeriu que no local onde será construída a Casa de Custódia fosse instalada uma escola agrícola. A Câmara de Vereadores também se manifestou contrária ao interesse do Estado.
A população vem ao longo dos últimos meses promovendo campanhas contrarias ao projeto do governo e realizou diversas reuniões com autoridades. Para demonstrar sua insatisfação com a instalação da Casa de Custódia onde funcionou o hospital Psiquiátrico Teixeira Brandão, uma unidade manicomial que chegou a abrigar quase mil internos, adesivos foram colocados nos carros da cidade e as redes sociais divulgaram ao máximo os protestos repudiando a proposta do governo.



Fonte e Créditos: Luciano José Louredo (Douradão)
A casa de custódia funcionará no antigo Hospital Psiquiátrico Teixeira Brandão