Seja bem vindo!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Governo quer mapear 400 municípios com áreas de risco.O objetivo do governo é concluir o trabalho até 2014

O governo federal pretende realizar até o final deste ano o mapeamento de áreas de risco de deslizamento, enxurradas e inundações de 400 municípios brasileiros do Brasil inteiro, informou nesta quarta-feira o secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre.

O objetivo do governo é concluir o trabalho até 2014. Segundo Nobre, pelo menos 800 municípios devem ser mapeados ao todo - a maioria está concentrada nas regiões sul e sudeste e no litoral do Nordeste.

O trabalho de mapeamento envolve o deslocamento de equipes para as regiões mais suscetíveis a deslizamentos e enchentes, a partir da análise de imagens de satélite que avaliam a topografia. Os dados coletados ficarão armazenados no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Estão sendo mobilizados 50 geólogos do Serviço Geológico do Brasil. De acordo com Nobre, 76 municípios já foram mapeados até hoje.

Após reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ficou acertado que os centros de monitoramento instalados nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro seguirão em funcionamento nas regiões.

Fonte: Estado de Minas