Seja bem vindo!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Transporte em Saúde é ampliado na Zona da Mata.

Além Paraíba e mais 7 cidades receberão o benefício pela 1ª vez

A Zona da Mata foi contemplada com microônibus do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), do Governo de Minas, nesta quarta-feira (25/01). O governador Antonio Anastasia realizou a entrega, para a região, de 19 microônibus que vão atender a uma população de 284 mil habitantes, em 21 municípios, nas microrregiões de Juiz de Fora / Santos Dumont e Cataguases / Leopoldina. O objetivo do Programa é melhorar a vida da população residente em cidades pequenas que precisam se deslocar para as cidades-pólo para tratamento de saúde através de um transporte eficiente e humanizado.

Nove microonibus foram entregues para o CIS Um, e vão  atender, pela primeira vez, às cidades de Além Paraíba,  Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, Pirapetinga e Santana de Cataguases. Outros oito foram para a Agência de Cooperação Intermunicipal de Saúde do Pé da Serra (Acispes) – Micro Juiz de Fora/Santos Dumont, para renovação da frota que atende aos municípios de Chácara, Belmiro Braga, Rio Novo, Goianá, Santos Dumont, Matias Barbosa, Simão Pereira, Aracitaba, Oliveira Fortes, Piau e Coronel Pacheco. A Acispes foi o primeiro consórcio intermunicipal de saúde a iniciar as atividades de transporte, em 2005. Os outros dois veículos vão beneficiar as cidades de Descoberto (CIESP – Micro Bicas) e Ponte Nova (CIS Amapi – Micro Ponte Nova), recompondo a frota

Anastasia ressaltou o objetivo do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) de humanizar o deslocamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais para unidades referenciadas nos municípios polo, micro e macrorregionais do Estado.
“A entrega desses veículos para o Sistema Estadual de Transporte de Saúde é algo muito importante porque dá, de fato, qualidade e mais segurança no tratamento das pessoas. Muitas vezes as pessoas não percebem, mas as cidades pequenas de Minas não têm condições de ter toda estrutura de saúde. Então é necessário o transporte para os municípios maiores aonde existe, por exemplo, hemodiálise. Então esse sistema tem esse objetivo. Já estamos quase, como viram no mapa, universalizados em Minas e pretendo fazê-lo esse ano ainda”, disse o governador. No total foram entregues 74 microônibus e sete veículos de apoio para 13 Consórcios Intermunicipais de Saúde em todo o Estado. Os veículos beneficiarão 80 municípios. O investimento do Governo de Minas foi de R$ 13,8 milhões.

Atualmente, o Sets está presente em 59 microrregiões, com 47 consórcios firmados, contemplando 524 municípios mineiros e beneficiando mais de 8,1 milhões de habitantes. Já foi investido cerca de R$ 100 milhões para a aquisição de 499 microônibus com capacidade de transporte de 26 pessoas cada veículo, que é equipado com ar condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e rastreados via satélite, o que garante o acompanhamento de todo o serviço e a segurança dos passageiros em todo caminho da viagem.

Soma-se a este investimento a estruturação de uma central de gestão do transporte, em cada Consórcio Intermunicipal de Saúde nas regiões contempladas pelo projeto, visando ao gerenciamento desta frota, identificando a demanda de cada município contemplado com o projeto e monitorando o local, velocidade, destino e a quantidade de pessoas que se encontram em cada veículo.
Humanização
Apenas em 2011, os veículos do Sets já realizaram, aproximadamente,  110 mil viagens, transportando 1.840.119 pessoas entre pacientes e acompanhantes aos diversos estabelecimentos de saúde localizados em Minas Gerais. Diariamente, cerca de oito mil pacientes utilizam os microonibus do Sets.

Fonte e Créditos das Fotos: Agência Minas