Seja bem vindo!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Usina de Reciclagem Municipal em Pirapetinga.



A prefeitura municipal de Pirapetinga realiza o serviço de limpeza urbana, coleta e destinação final Correta dos resíduos sólidos Urbanos  do município, gratuitamente, a 100% da população urbana da sede do município e dos distritos de Caiapó e Valão quente, que são encaminhados à Usina de Reciclagem Municipal.

A Usina de Reciclagem  foi implantada  em 2003 com estimativa de vida útil de 18 anos e  licença de Operação no com validade de 08 (oito) anos; em setembro de 2011  teve licença  revalidada até 2015. Atualmente a Usina opera com quantidade média de resíduos coletados de 7 ton/dia, o que para uma população  urbana de 9.105 hab (IBGE 2010)  traduz uma produção percápita de  0,7kg/dia .
Na Usina de reciclagem municipal a  destinação final e o tratamento do lixo é  realizada através dos seguintes métodos:
- Reciclagem industrial (reaproveitamento e transformação dos materiais recicláveis, tais como plástico, papel/papelão, alumínio etc.);
- Reciclagem orgânica (compostagem da matéria orgânica);
- Aterros sanitários (disposição no solo de resíduos não passiveis de reciclagem e/ou compostagem).

Contudo Programas educativos ou processos industriais que tenham como objetivo a redução da quantidade de lixo produzido, também são considerados formas de tratamento. Dentre esses programas educativos a coleta seletiva é primordial para maior aproveitamento dos resíduos no processo de reciclagem, o que reduz consideravelmente o lixo (resíduo não passível de reaproveitamento) destinado às valas de rejeitos dos aterros sanitários.
Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, (PNRS) instituída através da Lei Nº 12.305, 02 de agosto de 2010 o trato dos resíduos sólidos  passou a ser prioridade, na adoção das políticas públicas em todos os  níveis  de governo. Pela nova política, fica proibida a criação de lixões, nos quais os resíduos são lançados a céu aberto. Os municípios brasileiros terão 4 anos (até 2014) para implantar disposição final ambientalmente adequada dos resíduos.

O Município de Pirapetinga desde 2003 já cumpre o seu papel, inclusive na coleta e destinação final dos Resíduos dos Serviços de Saúde, (RSS) coletados e encaminhados a fornos de empresa especializada. O próximo passo é a implantação da coleta Seletiva dos RSU e a coleta do óleo de cozinha usado que geralmente é jogado nos ralos de pias  poluindo os cursos de água.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pirapetinga