Seja bem vindo!!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Senador Lindbergh Farias participa de ato de repúdio à cadeia pública no Carmo.


A cidade do Carmo foi palco de uma grande manifestação contra a implantação de unidades prisionais no município e em toda a região na última segunda-feira, 28 de outubro. ‘O Primeiro Ato Público de Repúdio à Construção de Unidades Prisionais em Carmo e Região’, promovido pelo Gabinete do Vice-Prefeito, César Ladeira, pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores e pelo Movimento Pela Paz, contou com a presença de diversas autoridades municipais e de vereadores de cidades como Sapucaia, Sumidouro e Além Paraíba. A presença mais ilustre do Ato foi a do Senador da República Lindbergh Farias, que demonstrou total apoio à causa.

“O César Ladeira me procurou e me contou tudo o que está acontecendo. E eu estou aqui pela justiça. Não é justo um município tranquilo, pacato e com um dos melhores níveis de segurança do Rio de Janeiro receber uma cadeia para 504 presos. Se aqui existisse um hospital estadual, uma escola técnica estadual ou uma universidade estadual, ainda vai lá. Se vocês estiverem mobilizados como estão hoje, eu digo que vocês vão conseguir a vitória porque ninguém vai empurrar isto goela abaixo”, disse Lindbergh Farias durante seu discurso no evento.

Outra presença importante no Ato foi a da Assessora da Deputada Enfermeira Rejane, que também se mostrou adepta da causa. Marcante também foi a fala de um dos fundadores do Movimento pela Paz, Márcio Goulart. O grupo surgiu há alguns anos, assim que foi ventilada pela primeira a vez a vinda de um presídio para o Município.

“Nós esperamos que o Governo do Estado entenda que cada um tem que cuidar dos seus problemas. Que ele deixe que cada município cuide dos seus. Nós não temos responsabilidade sobre a criminalidade gerada em outros municípios. Nós não podemos aceitar isso calados porque é contra a constituição federal e a Lei de Execuções Penais que diz que cada comarca tem que ter a sua cadeia pública”, afirmou Márcio Goulart.

A presença em massa da população proporcionou uma grande coleta de assinaturas que foram entregues à Câmara Municipal do Carmo pelo Senador Lindbergh Farias, pelo Prefeito Odir Ribeiro e pelo Vice-Prefeito César Ladeira. Com este documento em mãos o Legislativo do Carmo aprovou por unanimidade a instalação de uma Audiência Pública para que a população seja consultada sobre a instalação de uma Cadeia no município.

“Se Deus quiser, com muita força, muita disposição e o apoio da população nós vamos acabar com este problema. O Estado quer impor de goela abaixo um presídio na Fazenda do Livramento, mas nós estamos aqui pra demonstrar nossa contrariedade a esta cadeia. Precisamos também que se façam audiências públicas nas cidades vizinhas que também seriam prejudicadas pela instalação do presídio”, disse o Vice-Prefeito do Carmo, César Ladeira.

A Cadeia Pública que seria instalada no Carmo tem 84 celas com capacidade para 504 presos e está orçada em mais de R$20 milhões. Essa construção não é razoável já que o Carmo tem média de seis presos temporários por período. O local justo para a implantação desta unidade prisional seria Nova Friburgo, que é responsável por aproximadamente 70 por cento dos custodiados da região.

“Eles não têm como fazer contra todo mundo. O terreno é do Estado, mas para fazer eles precisam de autorização. Eu acho que esta área tem que ir para a saúde ou para a educação. Eu liguei para a Reitora da Universidade Federal Rural, ela me disse que se houver autorização do MEC pode ser. Vocês tem que impedir a criação da cadeia. Fazendo isto vocês vão ter um aliado para trazer a escola técnica, a Universidade Rural ou um hospital”, concluiu o Senador da República, Lindbergh Farias.

Fonte: ASCOM Carmo/André Salles

Crédito Fotos: ASCOM Carmo/Wesley Muniz