Seja bem vindo!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Hospital Regional e SAMU a caminho de Além Paraíba.

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. E um deles é a área da saúde.

Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.

A cidade de Além Paraíba já conta com um hospital, o Hospital São Salvador, que é filantrópico, apesar de ser ajudado pelas prefeituras do entorno da cidade, mas mesmo assim atravessa grave crise financeira.
Com a enchente de 2011, o hospital passou alguns problemas, que fez o governo do Estado de Minas Gerais anunciar um novo hospital regional para a cidade. O local escolhido é o antigo posto fiscal da receita estadual, no bairro São Luís, que foi fechado em 15 de maio de 2012 e a área pertence ao próprio Estado de Minas. O local foi escolhido por conta de estar na confluência entre as rodovias BR 116 e BR 393. Segundo o prefeito Fernando Lúcio (PSB), a obra já foi licitada depois que a agência sanitária pediu providências e exigências em alguns pontos. A nova unidade hospitalar deverá ter cerca de 170 leitos.

Já o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que também foi anunciado para a cidade, está mais próximo de ser instalado. O SAMU depende de uma gestão unificada com os governos Estaduais e Municipais e seus respectivos conselhos e secretarias de saúde.

O local escolhido em Além Paraíba é onde funcionava o Terminal de Integração Urbana, na Ilha do Lazareto, mas, Fernando disse que, como não há recursos para a reforma do local este ano, o serviço funcionará provisoriamente em um imóvel alugado, entre o quartel da PM e a Igreja Universal. 


Fonte: Folha Popular/Rádio Mix