Todas as quintas-feiras a Escola Municipal Antônio
Russier na cidade do Carmo recebe os professores no período noturno como parte
da formação continuada proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa (PNAIC). O Carmo faz parte deste programa que visa alfabetizar em Português
e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do
Ensino Fundamental.
15,2% das crianças brasileiras chegam a esta idade sem
estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a
aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da
Educação lançou o Pacto, realizado entre municípios, distrito
federal, estados e governo federal.
O programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes
necessidades: estão previstas formação continuada de professores
alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também serão
distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para
alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como
jogos.
Para avaliar a qualidade do aprendizado, o ministério da
Educação oficializou no começo de junho a avaliação anual e censitária para
crianças que terminam o ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino
Fundamental, em escolas públicas.
A ANAA (Avaliação Nacional de Alfabetização) irá produzir
índices sobre o conhecimento dos alunos e ajudar no cumprimento das metas do
PNAIC. Outra avaliação ligada à alfabetização é a Provinha Brasil, que é
aplicada em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no início e ao final do ano
letivo. Porém, é uma prova amostral e não censitária, como a ANA.
Apenas os alunos do 3º ano do ensino fundamental de
escolas públicas que aderiram ao PNAIC participarão da primeira edição da ANA.
A prova será realizada na segunda metade de novembro e os relatórios de
desempenho devem chegar às escolas em abril de 2014. Serão avaliadas
habilidades em língua portuguesa e matemática. No próximo ano os alunos do 2º
ano do ensino fundamental também serão avaliados, para que haja tempo hábil de
intervir pedagogicamente antes que as crianças terminem o ciclo.
Fonte: ASCOM Carmo/André Salles
Crédito Foto: AscomCarmo/Wesley Muniz