Seja bem vindo!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Carmo participa de pacto pela alfabetização na idade certa.


Todas as quintas-feiras a Escola Municipal Antônio Russier na cidade do Carmo recebe os professores no período noturno como parte da formação continuada proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Carmo faz parte deste programa que visa alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

15,2% das crianças brasileiras chegam a esta idade sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto, realizado entre municípios, distrito federal, estados e governo federal.

O programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades: estão previstas formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos. Também serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos.

Para avaliar a qualidade do aprendizado, o ministério da Educação oficializou no começo de junho a avaliação anual e censitária para crianças que terminam o ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas.

A ANAA (Avaliação Nacional de Alfabetização) irá produzir índices sobre o conhecimento dos alunos e ajudar no cumprimento das metas do PNAIC. Outra avaliação ligada à alfabetização é a Provinha Brasil, que é aplicada em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no início e ao final do ano letivo. Porém, é uma prova amostral e não censitária, como a ANA.


Apenas os alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas que aderiram ao PNAIC participarão da primeira edição da ANA. A prova será realizada na segunda metade de novembro e os relatórios de desempenho devem chegar às escolas em abril de 2014. Serão avaliadas habilidades em língua portuguesa e matemática. No próximo ano os alunos do 2º ano do ensino fundamental também serão avaliados, para que haja tempo hábil de intervir pedagogicamente antes que as crianças terminem o ciclo.

Fonte: ASCOM Carmo/André Salles
Crédito Foto: AscomCarmo/Wesley Muniz