Seja bem vindo!!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Programa de Fauna da CONCER já resgatou 92 animais.


Ação integra o Plano Básico Ambiental da Nova Subida da Serra da BR-040.

O Programa de Resgate e Afugentamento da Fauna da Nova Subida da Serra da BR-040, que faz parte do Plano Básico Ambiental do empreendimento, vem sendo realizado desde o início das obras e tem como objetivo localizar, afugentar e resgatar os animais que estejam nas áreas de intervenção.

De acordo com a solicitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), todos os animais capturados estão sendo marcados. As marcações são feitas individualmente, com o uso de microchips, brincos, biopolímero fluorescente e anilhas metálicas, para que possam ser realizados futuros estudos. Além das marcações, os animais são medidos e identificados por espécie e sexo antes de serem devolvidos à natureza.

Até o momento foram registrados 92 indivíduos da fauna. O grupo que apresentou maior número de ocorrências foram os mamíferos, com 39 indivíduos, seguido pelos anfíbios anuros, com 26 indivíduos. O grupo dos répteis soma, até agora, 22 indivíduos resgatados. Entre o grupo de aves, 5 indivíduos foram resgatados. Os animais que tiveram maior número de ocorrências de resgate foram o Gambá-de-orelhas-preta e a preguiça-comum.


Fonte: CONCER