Seja bem vindo!!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


Recreio inaugura usina de reciclagem e compostagem de lixo nesta sexta-feira.

A Brookfield Energia Renovável e a Prefeitura Municipal de Recreio inauguram na próxima sexta-feira (10/02), às 10 horas, a Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos (UTC) de Recreio. Para realizar a obra a empresa contou com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um fomentador para a realização de programas socioambientais em todo o país. Unidos ao poder público, formaram uma parceria, que viabilizou a execução de um projeto de ponta na Zona da Mata mineira.

A UTC era uma demanda antiga do município, que carecia da correta destinação de resíduos sólidos, necessária para a melhoria das condições ambientais e de saúde pública da cidade. Como Recreio tem cerca de 11 mil habitantes e a usina tem condições de atender a uma população de até 20 mil pessoas, a prefeitura vem negociando com a vizinha cidade de Leopoldina e outras do entorno a utilização conjunta das instalações, resultado de um investimento de R$ 641 mil realizado pela Brookfield, com recursos do BNDES. A gestão da UTC ficará a cargo da prefeitura de Recreio.

Na Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos, o lixo será coletado pelo caminhão da prefeitura e levado ao setor de triagem, onde ficará disponível numa esteira para ser selecionado por catadores. O material reciclável (papel, papelão, plásticos, vidros, sucatas, ferros, metais) será prensado e embalado na própria usina, ficando pronto para a comercialização.

A matéria orgânica (restos de comida, verduras, legumes, folhagens) também passará por uma seleção nesse processo e ficará no pátio de compostagem por cerca de 90 dias. O composto final, depois de peneirado, se transformará em adubo, que poderá ser vendido ou doado às hortas comunitárias das escolas e da zona rural em geral. Após a retirada dos materiais recicláveis e dos orgânicos, os resíduos restantes – o rejeito – serão aterrados.

A UTC será operada pela Biokratos Soluções Ambientais, contratada pela prefeitura de Recreio não apenas para colocar em funcionamento a usina, mas também para implementar um amplo programa de educação ambiental e coleta seletiva de resíduos. A empresa empregará mão de obra local: cerca de dez funcionários, que hoje participam de programas públicos de inclusão social. (A informação é da C&Lage Consultoria)

Fonte: Marcelo Lopes