Seja bem vindo!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Grupo CRESCER esclarece sua participação no Carnaval de Além Paraíba.

O Grupo Crescer, organização não governamental que atua há vários anos em Além Paraíba na prevenção a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, enviou a nossa redação uma nota de esclarecimento explicando a participação do grupo no carnaval da cidade. Diz a nota:

Devido aos últimos acontecimentos no município de Além Paraíba, onde as fortes chuvas causaram estragos, prejudicando famílias, deixando pessoas desabrigadas e desalojadas, causando mortes e danificando o patrimônio de nossa cidade, o Prefeito Wolney Freitas tomou por iniciativa justa o cancelamento do repasse de recursos que seriam investidos na promoção do tradicional carnaval de Além Paraíba, recursos estes que agora serão utilizados para minimizar as sequelas destes acontecimentos, numa ação de reconstrução da cidade.

Apesar da tragédia que assolou o município haverá diversas manifestações dos foliões, dando como exemplo os blocos de rua e o baile da Noite Tropical.

A Coordenação Municipal de DSTAIDS de Além Paraíba, em parceria com o Grupo CRESCER, vem realizando ações de prevenção durante o carnaval há anos, com recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual.

No Plano de Ações e Metas do programa de AIDS para 2012 já estava previsto recursos para as ações de prevenção neste carnaval.

Infelizmente, como os recursos destinados para a campanha de prevenção no carnaval 2012 foram repassados a nós pelos Governos Federal e Estadual, sendo autorizado somente para tal finalidade, não podemos reverter este numerário para ações de reconstrução da cidade, além de que a não utilização destes recursos acarreta na devolução do mesmo aos cofres públicos do tesouro Estadual.

Sendo assim, a Coordenação Municipal de DSTAIDS de Além Paraíba e o Grupo CRESCER vem a público esclarecer que, uma vez que haverá manifestações dos blocos de rua e bailes durante o carnaval, os recursos para a prevenção às DSTHIV e Hepatites Virais serão utilizados normalmente, tal como a proposta original, sendo esta a confecção de camisetas com divulgação de informações preventivas e dos blocos (distribuídas gratuitamente à população), materiais gráficos com as mesmas informações, outdoors de esclarecimentos e locação de um veiculo de som (não é trio elétrico) para acompanhar os blocos, sendo a responsabilidade de execução do Grupo CRESCER, ONG que atua em nosso município com a prevenção e assistência às DSTHIV e Hepatites Virais.

Esclarecemos também que qualquer apoio por parte da Prefeitura Municipal de Além Paraíba na promoção destas ações não será financeiro.

Em reunião com os representantes dos blocos de ruas, aproveitamos a oportunidade para solicitar que seja feita uma campanha de arrecadação de material de limpeza eou gêneros alimentícios entre os foliões, para repasse às vítimas de Além Paraíba, unificando assim os blocos na promoção da cidadania.
Qualquer dúvida sobre a origem e destinação destes recursos poderá ser comprovada através do site: www.aids.gov.brpam (consulta ao PAM), através do e-mail da Coordenadoria Estadual de DSTAIDS de MG, e-mail: dstaids@saude.mg.gov.br ,através do site do Ministério da Saúde www.aids.gov.br (Lei de incentivo) ou pelo e-mail do responsável no Ministério da Saúde rubens.duda@aids.gov.br.

Fonte: Venilton Rigeiro/Banjo/Rádio Mix