Seja bem vindo!!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Deputados vão a Guidoval debater situação após as enchentes.

As consequências das chuvas do início de 2012 que devastaram o município mineiro de Guidoval serão tema de debate da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para tanto, a comissão realiza, na quinta-feira, 16, às 9 horas, visita aos locais atingidos pela enchente, seguida de uma audiência pública, às 10 horas, no salão paroquial da Igreja Matriz Santana (Praça Santana, Centro) de Guidoval.

Requerida pelo vice-presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), a reunião tem como objetivo discutir a violação dos direitos humanos decorrentes da enchente. Na visita, o parlamentar pretende verificar a situação dos locais atingidos pelas enchentes. Serão visitados os seguintes locais: a Ponte Pomba (localizada na zona rural do município na BR-120), as Avenidas Padre Sinfrônio de Almeida e Antônio Luiz da Silva Cruz; e a Rua Guarasil José de Freitas.

Devido às chuvas de janeiro, o nível do Rio Xopotó subiu, causando alagamento e destruição no município. Segundo o parlamentar, cerca de 2 mil pessoas continuam desalojadas; fábricas e mercearias foram completamente destruídas; aproximadamente 600 imóveis foram danificados; e 120 casas, demolidas.
Convidados – Foram convidados para participar da reunião o vice-prefeito municipal de Guidoval, Fernando Tadeu Goncalves; o assessor especial para Assuntos de Comunicação do Ministério das Cidades, Marcier Trombiere; o deputado federal Padre João (PT-MG); o deputado federal Gabriel Guimarães (PT-MG); o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG); a coordenadora de Imprensa do Ministério das Cidades, Anna Priscilla Di Vasconcelos; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares.

Também foram convidados o coordenador do 5º CRG do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Sérgio Resende do Carmo; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho; o secretário municipal de Agricultura de Guidoval, Evandro Sérgio de Almeida; o vereador Roberto Carlos de Almeida; e o vereador Delso Gerônimo de Almeida Costa.

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais