Seja bem vindo!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Caminhão tomba na BR 116 e óleo vai para a pista e córrego.

A perícia de um motorista evitou que ele e seus dois colegas que viajavam em um caminhão morressem em um acidente de trânsito na manhã do último sábado na BR-116, no trecho que liga os distritos de Aparecida e Pião, em Sapucaia.

Edson Freitas, 37 anos, dirigia o caminhão placa LOT-4533 de Itaboraí/RJ carregado de óleo queimado, e se dirigia para Sapucaia, quando na altura do Km 29,5, o veículo perdeu o freio e tombou em uma curva. Segundo os ocupantes do caminhão, Márcio Machado, 40 anos e Gilberto Gílson, 27 anos, o veículo estava bem devagar e já no meio da descida, o freio falhou e a agilidade do motorista fez com que todos saíssem ilesos do acidente. Edson, que dirige caminhões há 17 anos, agiu de forma rápida. Como no local existe uma obra de melhoras da estrada, o trânsito no sentido que ele seguia estava parado. Como o caminhão estava sem freio e começando a pegar velocidade, o motorista jogou o caminhão contra o barranco na tentativa do impacto parar o caminhão ou de amenizar o pior. E foi justamente o que aconteceu. O caminhão subiu em parte do barranco e virou na curva, ficando bem perto da mureta. O caminhão carregava 15 mil litros de óleo queimado e boa parte da carga se espalharam pelo asfalto. “Por isso é importante, nós motoristas fazermos os cursos de direção. Nessa hora ajudou e muito a tomar a decisão que tomei”, disse um aliviado Edson.

O derramamento poderia ter sido bem pior, mas a obra a metros do local onde o caminhão tombou ajudou na contenção. Rapidamente, os operários que trabalhavam no local pegaram as máquinas e caminhões e jogaram terra para conter o óleo, até porque era uma descida, facilitando o escorregamento do produto. O óleo desceu pela pista aproximadamente 100 metros, mas uma parte chegou aos bueiros de águas pluviais e em seguida ao córrego que margeia a rodovia Santos Dumont.

Agentes da CRT isolaram o local e fizeram de tudo para deter o vazamento e técnicos do INEA foram avisados para avaliar se houve contaminação do ambiente. Foram avisados também todos os proprietários de sítios e fazendas, abaixo do local do acidente, para que os animais não bebessem da água do córrego.

Fonte e Foto: Folha Popular