Seja bem vindo!!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Semana Florestal na Zona da Mata incentiva hábitos ecologicamente corretos.


Estação Ecológica de Mar de Espanha já mobilizou escolas de oito municípios da região
A abertura oficial da Semana Florestal do Estado já está marcada para o dia 23 de setembro. Mas a Estação Ecológica de Mar de Espanha, gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), já deu início às atividades na Zona da Mata, com foco em uma gincana educativa que reúne oito municípios.
Estudantes de Bicas, Chiador, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Santana do Deserto, Santo Antonio do Aventureiro e Senador Cortes já começaram a desenvolver as tarefas ambientais propostas pela gincana, que será finalizada no dia 27 de setembro na Estação Ecológica. Nessa segunda-feira (16), também teve início um ciclo de palestras sobre conservação florestal e biodiversidade nesses municípios. 
O trabalho vai evidenciar e reforçar o aprendizado sobre questões ambientais, por meio de um método lúdico e dinâmico. “A escola é uma das molas propulsoras para o desenvolvimento da reflexão e da criticidade dos alunos. Neste sentido, criar vias de interlocução através da prática, com estudantes e professores sobre a conservação florestal e a biodiversidade, é o maior objetivo deste projeto”, informa José Eduardo Paulo da Silva, gerente da Estação. 
Para ele, a educação ambiental é uma das ferramentas mais importantes na condução para um modelo de desenvolvimento sustentável no planeta, devendo transpassar por todos os segmentos da sociedade, e aplicada para todas as faixas etárias. “É na escola onde se passa boa parte da vida e é o período de formação da personalidade, sendo possível aprender sobre as mais diversas disciplinas e a conviver da melhor forma com o meio e a sociedade”, frisa.
Entre as tarefas solicitadas aos estudantes estão: recolhimento de latinhas de alumínio (refrigerante e cerveja); confecção pela própria equipe de um objeto com garrafa pet; elaboração de um prato de comida a partir do reaproveitamento de alimentos; apresentação de um vestido confeccionado com material reciclado; apresentação de fotografia mostrando o contraste observado no meio ambiente (destruição/ preservação) da região; encenação de peça teatral que fale do mau uso da água e suas consequências; e apresentar uma pessoa do município com mais de 60 anos para contar ao público presente como era a situação do lixo em sua infância e juventude
O trabalho conta com as parcerias da Polícia Militar Ambiental, Prefeituras, Núcleo Regional de Regularização Ambiental de Juiz de Fora, Copasa e Parque Estadual do Ibitipoca (premiação).

Programação palestras:
16/09/2013
- 09h – Mar de Espanha
- 14h – Maripá de Minas
17/09/2013
- 08h – Santana do Deserto
18/09/2013
- 08h – Guarará
- 14h – Santo Antônio do Aventureiro
19/09/2013
- 08h – Chiador
- 14h – Senador Cortes
20/09/2013
- 08h – Pequeri

Fonte: Camila Vaz de Moura/SEGOV-MG