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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Consumidores vão ter direito de questionar contas de água e luz sem pagar multas.


Os consumidores de todo o País vão ter o direito de questionar os valores cobrados em contas de água e luz sem sofrer punições durante o processo de análise da reclamação. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga as fornecedoras de energia elétrica e água, a suspenderem a cobrança da fatura, sem cobrar juros por atraso, até que a reclamação do consumidor seja esclarecida.
O cliente que tiver dúvidas e, reclamar sobre a leitura do medidor, por exemplo, vai pagar um valor médio de consumo dos últimos 11 meses.                            
A concessionária vai ter que fazer uma perícia para verificar se houve erros na leitura ou medição dos registros. Depois, a empresa deve comunicar o resultado da perícia ao consumidor. Se a reclamação do cliente for verdadeira, a empresa deve emitir uma nova conta com os valores corrigidos. A proposta segue para análise do Senado.

Fonte: Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix