Seja bem vindo!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Sapucaia vai implantar o projeto Coleta Seletiva Solidária.



Buscando construir uma cultura institucional para um novo modelo de gestão de resíduos, e, como parte do eixo de inclusão produtiva das pessoas em situação de extremapobreza do Brasil Sem Miséria (plano do Governo Federal) criou-se o projeto Coleta Seletiva Solidária. Somado aos princípios e metas da Agenda Ambiental da Administração Pública Federal.

O secretário de Defesa Civil e Meio Ambiente, Marco Antônio Teixeira Francisco, juntamente com sua equipe, recebeu no último dia 05/04 no plenário da Câmara Municipal de Sapucaia, a Assessora Técnica do Inea, a Srª Rose Alves e o Sr. Anderson - catador de materiais recicláveis, oriundo do lixão de Gramacho em Duque de Caxias/RJ.

O objetivo da implantação do programa é o cumprimento de um dos últimos itens que faltam para o município pontuar e ser contemplado com o ICMS Verde. A Lei do ICMS Verde foi criada em 2007, pela Lei Estadual nº 5.100, é uma revolução ecológica nos municípios fluminensese as prefeituras que investem na preservação ambiental contam com maior repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O evento contou com a presença do prefeito Anderson Zanon, seu vice e chefe de gabinete Fabiano Teixeira, a Vereadora Regina Alípio, a Secretária de Assistência Social Magda Zanon e seu assessor Rafael Lopes da Rocha, a Secretária de Comunicação Social Dorinha e sua equipe e a participação dos catadores de materiais recicláveis do município.

A abordagem da Assessora do Inea é a estruturação e organização do grupo de catadores para a transformação de uma cooperativa para que os mesmos possam se organizar melhor e reverter em benefícios, já que com essa nova perspectiva social, todos os direitos desses trabalhadores serão preservados.

Por intermédio desta Inclusão dos Catadores de Materiais, são identificadas as demandas para o desenvolvimento e ações que promovam a inclusão social e econômica destes trabalhadores, e os números são impressionantes, pois éretiradaem média de 13 toneladas mês de materiais recicláveis que deixam de ser levados para o aterro sanitário municipal, gerando renda, aumentando a vida útil do aterro e dando a oportunidade ecológica de reutilização de materiais possível de serem reaproveitados, para que não sejam exauridos os recursos naturais de forma desordenada.

Fonte: Comunicação PMS
Foto: Simara Sá