Seja bem vindo!!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sapucaia, Carmo e Levy continuam na lista de municípios com epidemia de dengue.



Segundo os dados do boletim epidemiológico da dengue divulgados na terça-feira (02/04) pela secretaria estadual de saúde do Rio, dos 92 municípios do estado, 45 estão em epidemia. A Secretaria de Estado de Saúde já montou, em parceria com as prefeituras, 63 centros de hidratação em 43 cidades.

- Temos mais de 40 municípios com quadro de epidemia no estado e o que mais preocupa agora é o crescimento no número de casos de dengue na Região Metropolitana, já que historicamente a epidemia no estado acontece entre os meses de abril e maio - explicou o Secretário Sergio Côrtes, que já pediu uma nova reunião com prefeitos e secretários daqui a duas semanas para que as prefeituras discutam seus planos de contingência para atendimentos a pacientes com a doença.

Monitora Dengue – Em uma ação inédita no país, projeto da Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir dez mil smartphones aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue - A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

No combate a dengue, até o final deste mês de abril os municípios do estado do Rio de Janeiro vão poder acessar online o mesmo sistema já utilizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para seguir à risca o protocolo de atendimento a pacientes com suspeita de dengue. 

A ferramenta estará disponível para profissionais de saúde nos sites Rio Contra Dengue e Rio Com Saúde. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 3 de abril, durante reunião do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, com prefeitos e secretários municipais da Baixada Fluminense e Grande Rio, na Gávea.

Hoje, todas as UPAs gerenciadas pelo Governo do Estado já utilizam esta ficha de atendimento eletrônica. Trata-se de um prontuário inteligente que auxilia o profissional de saúde a seguir os protocolos de atendimento em casos de dengue sugeridos pelo Ministério da Saúde. Então, se, de acordo com as informações que o médico preencheu sobre sintomas e sinais do paciente, o sistema dá alertas indicando próximos passos a seguir, indicando, dependendo do caso, até a internação do paciente.

Três Rios, que até o boletim epidemiológico anterior aparecia neste grupo, deixou a lista, porém, quatro municípios entraram na relação de epidemia, incluindo novas cidades das regiões Baixada Litorânea, Médio Paraíba e Serrana. 

Com essas alterações, a Baixada Litorânea é a única região que está com todas as cidades em epidemia de dengue. As cidades de Comendador Levy Gasparian e Sapucaia continuam na lista.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios:

Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, São Pedro D'Aldeia e Arraial do Cabo.
Centro Sul Fluminense: Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e Mendes.
Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio das Flores e Resende.

Noroeste Fluminense: Cardoso Moreira, Miracema, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé.
Norte Fluminense: São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé e São Francisco de Itabapoana.

Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis.

Região Metropolitana I: Magé.

Região Metropolitana II: Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá, Maricá e São Gonçalo.

Região Serrana: Cantagalo, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Cordeiro.

Durante a 13ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 30 de março) foram notificados 79.587 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com cinco óbitos: dois no Rio de Janeiro, um em Magé, um em Volta Redonda e um em Itaocara. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até 13h de 2 de abril de 2013.

Fonte: Site Todos contra a dengue