Seja bem vindo!!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Sapucaia, Cantagalo e Cordeiro podem receber Projeto Cinema Para Todos.



 O projeto realizado pela parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, Cinema Para Todos acaba de bater uma marca recorde: em suas três edições, já levou às salas de cinema mais de um milhão de espectadores de cerca de mil escolas da rede estadual.

Desde 2010, 27 municípios do Estado participaram do Cinema Para Todos, que promoveu cerca de 200 filmes nacionais. 

O objetivo do projeto é estimular e democratizar o acesso dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos às salas de cinema. 

Segundo a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, o projeto Cinema Para Todos, tem contribuído bastante para a difusão do cinema brasileiro no Rio de Janeiro, proporcionando aos alunos da rede estadual acesso a todos os filmes nacionais assim que eles entram em cartaz, expondo-os à diversidade de estilos, temas e universos que compõem a produção nacional. 

O movimento cineclubista é também responsável por levar o cinema para outros 23 municípios que não possuem salas de exibição, dentre eles, Sapucaia, Cantagalo e Cordeiro. 

Para participar dessas ações, basta que os professores se inscrevam no site do programa solicitando uma exibição na sua escola, ou pedindo para que seus alunos participem das oficinas ministradas nas escolas pré-selecionadas. 

As atividades do programa envolvem duas grandes frentes: sessões exclusivas para escolas e distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em redes conveniadas para todos os filmes brasileiros em cartaz. 

Em paralelo, o programa promove ainda encontros pedagógicos e oficinas de videointeratividade. As atividades dos encontros começam sempre com uma breve apresentação, seguida por uma atividade de "provocação para o filme", chamada pelos organizadores pedagógicos de "argumento". Após a exibição, há atividades lúdicas e interativas e debate sobre o que foi visto.

Fonte: Folha Popular