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quinta-feira, 8 de março de 2012


Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil de Além Paraíba divulgam relatório.
Na íntegra
A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Defesa Civil de Além Paraíba, através de seu secretário Antônio da Cunha Coelho, vem pelo presente prestar ao público um resumo numérico do que foi realizado no período compreendido entre o momento da tragédia até o dia 29/02/2012 e, também, apresentar algumas informações pertinentes.
O conjunto de dados relatados, pela sua grandeza, fala por si só, no entanto se referem apenas a uma visão material sobre as conseqüências da tragédia ocorrida, pois a visão não material é imensurável uma vez que, além daquilo que é palpável, a tragédia atingiu sonhos, aspirações e realizações causando um sentimento de dor e frustração que não tem como ser equalizado.
Não se pode afirmar que nas tomadas de ações pós tragédia não tenham ocorrido falhas ou imperfeições por parte da SAS e DC, mas pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que em nenhum momento faltou empenho, dedicação e sensibilidade em busca das ações de cunho assistencial. Todos nós, tanto o Poder Público como a sociedade em geral, fomos submetidos a um terrível processo de aprendizado ao mesmo tempo em que soluções tinham que ser tomadas em caráter emergencial como forma de ao menos minimizar os efeitos do ocorrido, conferindo às vitimas e à população em geral todo o necessário requerido pela situação inusitada.
Sendo assim, a Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil confere seus agradecimentos:
 Ao prefeito, Sr Wolney Freitas, que em nenhum momento se curvou diante do tamanho do sinistro e tampouco se furtou em direcionar recursos materiais e apoio humanitário para as ações que se seguiram, alias atitudes perfeitamente alinhadas com as suas características de gestor público e conduta pessoal. Aos funcionários da SAS e DC que diuturnamente, alguns até atingidos diretamente pela tragédia, que em momento algum se furtaram no auxilio à população realizando funções pertinentes aos cargos ocupados e até mesmo aquelas fora da rotina normal em prol dos requerimentos que ditam as responsabilidades de um servidor público. Aos funcionários de outras secretarias que tanto nos ajudaram. A todos os demais Secretários Municipais. Aos Poderes Judiciário e Legislativo que emprestam toda a solidariedade e apoio logístico. À iniciativa privada, comercial e educacional. Às Polícias Civil e Militar local e as que para aqui foram deslocadas. Ao Corpo de Bombeiros. Aos voluntários. À imprensa de Além Paraíba, escrita e falada, que além de exercer o sagrado direito do bem informar, ainda nos ajudou, e continua a nos ajudar, na detecção de pontos, mesmo que muitos deles de caráter pontual, mas passíveis de melhorias. Às autoridades eclesiásticas. Aos Clubes de Serviço Rotary e Lions. Àqueles que mesmo no anonimato prestaram seus serviços de solidariedade. Aos doadores de materiais diversos e à população que tanto nos tem ajudado no entendimento do tamanho das conseqüências desencadeadas na nossa cidade.
A todos o nosso muito obrigado, e ressaltando que o trabalho não terminou, pois ainda há muito que fazer, fato pelo qual o Poder Executivo não tem medido esforços.  Em tempo, pedimos desculpas àqueles que muito colaboraram e que não foram aqui citados, nossos maiores agradecimentos.
1)      NÚMEROS GERAIS AFEITOS À SECRETARIA
a)   Número de pessoas afetadas: 26.100
b)   Número de pessoas feridas: 04
c)   Número de óbitos: 04
d)   Número de residências danificadas (sem abandono): 525
e)   Número de residências destruídas: 450
f)   Número de pontes danificadas: 08
g)   Número de pontes destruídas: 05
h)   Estradas danificadas (urbana e rural): 52 km
i)    Pavimentação de vias urbanas (Mil m²): 45
2)      ATENDIMENTOS DIRETOS
a)      Número de pessoas cadastradas na SAS: 2.259
b)     Número de cestas básicas distribuídas (aproximado): 3.770
c)      Água potável: MILHARES DE LITROS DE ÁGUA MINERAL
d)     Vestuários: CENTENAS DE ROUPAS E CALÇADOS
e)      Atendimento psicológico às famílias vitimadas através do CREAS e CRAS
f)      Outros atendimentos:
-          Inúmeros transportes de pessoas e de bens domésticos,
-          Fornecimento de gás, produtos de higiene e limpeza, colchões, camas e outros gêneros, tais como leite e fraldas pediátricas e geriátricas.
3)      ATENDIMENTO AOS DESABRIGADOS
Desde o início todos foram acolhidos e receberam meios de transporte, comida, água, roupas, assistência médica e demais cuidados.
Em uma segunda etapa os desabrigados receberam barracas de lonas, de aproximadamente 9m² cada, e foram alojados no Parque de Exposição da municipalidade, em local reservado e dotado de saneamento básico e segurança durante 24 horas por dia. Foram 07 famílias que totalizaram 36 pessoas. Cada família em uma barraca sendo que, aquelas mais numerosas, receberam 02 barracas. A SAS manteve todo o atendimento médico, locomoção, alimentação e a presença constante de uma Assistente Social ou de um representante da SAS.
Preocupada em fornecer condições mais dignas àquelas pessoas a SAS, com a colaboração da Secretaria de Obras, adaptou os galpões em divisões individuais, cada uma com aproximadamente 24m² e alojou ali cada família que antes estava habitando as barracas. Todo o atendimento de suporte foi mantido e nos próximos dias todas as famílias já estarão sendo remanejadas para moradias de alvenaria por conta do ALUGUEL SOCIAL.
4)      ATENDIMENTOS DE SUPORTE EFETIVO E/OU ORIENTATIVO
Número de processos para isenção de taxas para 2ª via de documentos:     
EM MUTIRÃO                       SEM MUTIRÃO         TOTAL    
Certidão de casamento............                90                                              14                        104
Certidão de nascimento..........                    268                                             45                        313
Certidão de óbito....................                       12                                               4                          16
R.G.........................................           329                                            11                         340
Titulo de eleitor......................                              90                                              -                           90
TOTAL..................................                   789                                            74                         863
Centenas de atendimento sobre orientação para saque do FGTS e orientação para pedidos de ALUGUEL SOCIAL.
Os atendimentos na sede da SAS no período mencionado foram de, em média, 250 por dia de segunda a sexta feira. Nos dias de maior pico alcançaram mais de 350 atendimentos sem contar aqueles feitos por telefone.
Cabe ainda ressaltar a construção de 15 contenções de encostas e construção de galerias, com pedra marroada, nos bairros Banqueta, Caxias e na Barragem de Torrentes.
Fonte: ASCOM da PMAP