Seja bem vindo!!

quarta-feira, 14 de março de 2012


Além Paraíba continua vencendo a dengue mesmo depois das fortes chuvas de janeiro.
O ano de 2011 foi um ano de muito trabalho e de grande vitória para o Município de Além Paraíba sobre a dengue. Segundo o “Lira” (Levantamento de Índices Rápidos), o Município fechou o ano de 2011, com um índice de 0,7% e é com esse mesmo índice que inicia o ano de 2012, mesmo após a grande incidência de chuva no início do mês de janeiro, que causou grandes danos à cidade.
Após as fortes chuvas que assolaram quase todos os bairros e também a zona rural do município, deixando para trás muita destruição e também alagamentos, temia-se que a doença “explodisse” com força total, mas, graças ao empenho da equipe de combate à dengue da Prefeitura de Além Paraíba, neste início do ano de 2012 foram registradas 12 notificações suspeitas de dengue e 11 obtiveram resultado negativo, sendo que a equipe ainda aguarda otimista o resultado da última que tem tudo para dar negativo.
O resultado do nosso último Lira (Levantamento de Índices Rápido), o primeiro do ano, realizado nos dias 01/03/2012 e 02/03/2012 foi de 0,7% - é preconizado pelo Ministério da Saúde que fique abaixo de 1%, sendo assim, até a data de hoje, não ocorreu nenhum caso confirmado de dengue em Além Paraíba, resultado de muito trabalho e dedicação de toda a equipe da dengue, que conta hoje com 26 agentes.
Embora o Município esteja iniciando 2012 com um baixo índice de infestação, a Secretaria Municipal de Saúde continua alertando para a necessidade da prevenção, que deve ser realizada por todo cidadão. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 10 focos encontrados, 08 são encontrados dentro das casas, no lixo que é produzido e em água acumulada dentro das residências.
A Coordenadoria Municipal de Combate à Dengue faz um alerta para que a comunidade trabalhe em conjunto com o poder público, continuando com o seu compromisso de extinguir com o mosquito da dengue, observando sempre a boa conduta de preservar os quintais limpos, sem entulho ou qualquer objeto que possa acumular água, contribuindo, assim, para que o Município mantenha durante todo o ano o índice de infestação abaixo de 1%.

Só continuaremos vencendo a dengue, se estivermos unidos e conscientes da parte que cabe a cada um.
Fonte: ASCOM PMAP