Seja bem vindo!!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Zona da Mata se une pelo Aeroporto Regional em evento em Juiz de Fora.




Entidades empresariais e autoridades políticas de toda a região estiveram reunidas na noite desta quinta-feira, 09 de maio, para dar início à mobilização do Movimento Pró Aeroporto Itamar Franco, que visa garantir a manutenção das atividades deste terminal, situado nas imediações das cidades de Rio Novo e Goianá. Durante o evento, foi assinado documento a ser entregue ao ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, que explica a importância do equipamento para região, considerando fundamental para o desenvolvimento econômico da Zona da Mata.
O Aeroporto Presidente Itamar Franco opera desde maio de 2011, realizando voos diários entre a região e o terminal de Campinas (SP). No entanto, a Azul, companhia aérea que hoje utiliza o espaço, anunciou a transferência do itinerário para o Aeroporto Francisco Álvares de Assis, em Juiz de Fora. Além disso, vai interromper as linhas para Belo Horizonte e Guarulhos.
O encontro foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio do presidente da regional Zona da Mata, Francisco Campolina. Abrindo o evento, Campolina ressaltou a luta da entidade pelo desenvolvimento da região, abraçando há vários anos a causa do Aeroporto Regional. Lembrou ainda que o instrumento é hoje fonte de renda e emprego para diversas cidades da região, e que a interrupção das atividades será extremamente prejudicial para estas.
O documento foi assinado por cerca de vinte entidades empresariais, além de 45 prefeituras e outras autoridades políticas. O ofício deverá ser entregue nos próximos dias pela deputada federal Margarida Salomão (PT-MG). Falando aos presentes ao evento, a parlamentar lembrou que os aeroportos são fator de desenvolvimento continuado, sustentado e de alta qualidade, sendo por isso pauta do interesse de toda a região, exigindo de cada um a superação de diferenças políticas ou interesses particulares.
“Nossa luta é para colocar nossa região no mapa. A desativação do Aeroporto Regional, bem como o fim das linhas para Belo Horizonte e São Paulo, vão no sentido oposto. Para nos desenvolver, precisamos estar conectados. Não podemos mais ser uma ilha”, disse.
Para o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, também presente ao evento, o Aeroporto Regional ainda tem possibilidade de trazer novos benefícios para a Zona da Mata. Cita, como exemplo, a abertura do acesso da região do terminal à BR-040, já em andamento, contribuindo para o escoamento da produção local. Para a prefeita de Goianá, Maria Elena Zaidem Lanimi, fez memória do presidente Itamar Franco, ressaltando o quanto o mesmo se dedicou pelo desenvolvimento daquelas cidades.
Como novidade, a deputada Margarida Salomão disse que conversou com o líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados, deputado Fábio Ramalho, que garantiu que todos os parlamentares do estado estarão juntos nesta causa. A deputada garantiu ainda que já tem feito diligências para apresentar o documento também à presidenta Dilma Rousseff.
O evento contou com a participação do presidente da Multiterminais, Ricardo Vega, que apresentou a atual estrutura do Aeroporto Regional e os planos de expansão. Segundo ele, o terminal está se preparando para em breve poder realizar o transporte internacional de cargas, dimensionando ainda mais a operação no local.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputada Federal Margarida Salomão
Créditos das fotos: Antônio Augusto Alvarenga
 Francisco Campolina - Presidente Regional da FIEMG
Deputada Federal Margarida Salomão