Seja bem vindo!!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mancha de óleo no Rio Paraíba do Sul tem 30 km de extensão, diz Inea.



Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobrevoaram na terça-feira (7) o Rio Paraíba do Sul, atingido por um vazamento de óleo diesel. Segundo o instituto, foi constatado que a mancha de óleo estava com aproximadamente 30 km de extensão, entre Porto Real (RJ) e Barra Mansa (RJ). De acordo com os ténicos, a camada era fina e superficial e em processo evaporação.

A mancha atingiu o Rio Paraíba do Sul após chegar à região pelo Rio Sesmaria, em Resende (RJ). O material vazou após o furto de óleo diesel nas instalações da Petrobras Transporte (Transpetro), em São José do Barreiro (SP). O combustível atingiu o Rio Formoso (RJ), através do qual atingiu as águas do Sul do RJ.

Segundo o Inea, a Transpetro foi notificada a tomar as medidas de controle ambiental necessárias e que a aplicação de multa não está descartada, depende da legislação ambiental e da agilidade da empresa em solucionar os problemas resultantes do vazamento.

O Inea disse que medidas preventivas foram tomadas para assegurar que o óleo atinja a estação de Santa Rita, onde é feita a transposição para o rio Guandu, em Piraí. De acordo com o instituto, a instalação de barreiras de contenção e de absorção na estação e ao longo do percurso da mancha de óleo no rio Paraíba foram providenciadas.

Captação de água comprometida

Cinco cidades da região suspenderam a captação de água: Porto Real, Quatis, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa. O Inea esclareceu que a medida tinha como objetivo evitar que o óleo danifiquesse equipamentos do sistema de tratamento de água, comprometendo o abastecimento. Apenas em Porto Real o serviço foi retomado até a manhã desta quarta-feira (8).

Fonte: Folha Popular
Imagem meramente ilustrativa
Créditos da Foto: Luciano José Louredo (Douradão)