Seja bem vindo!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Lei do Deputado Dr. Wilson Batista sobre prevenção do Câncer é sancionada.


Mais uma lei de autoria do deputado Dr. Wilson Batista foi sancionada pelo governador de Minas. A norma, que trata da utilização de unidades móveis de prevenção do câncer pelo Governo do estado, tem como objetivo principal, levar os exames de prevenção do câncer como a mamografia, o Papanicolau e o PSA às regiões mais distantes, o que permitirá o diagnóstico inicial do câncer. 
A Lei institui a prevenção do câncer através de unidades móveis instaladas em veículos adaptados, que contarão com mamógrafos, salas ginecológicas e para coleta de sangue, além de uma equipe multidisciplinar treinada e que atuará de forma coordenada com os centros de alta complexidade em oncologia de Minas Gerais.
As unidades percorrerão municípios estratégicos levando assistência especializada de prevenção do câncer de mama, colo uterino, próstata, pele, lábio, boca e faringe. A política pública estabelecida pela lei permitirá uma estrutura avançada de assistência médica fora do contexto hospitalar, reduzindo as desigualdades regionais e preenchendo um vazio assistencial de milhares de pessoas, que abrange cerca de 50% das mulheres, que até o momento não tinham acesso ao principal aliado do diagnóstico precoce do câncer de mama: a mamografia.
A lei garantirá também o acesso aos exames, encaminhamento extremamente rápido para complementação da investigação diagnóstica e o início do tratamento em eventual confirmação da doença.
Fonte: Venilton Ribeiro/Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix