Após receber autorização da
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Concer deu inicio à
implantação do Projeto da Nova Subida da Serra da BR-040. O projeto prevê a
duplicação de 15 quilômetros do atual trecho de descida da serra e a construção
de um túnel de aproximadamente 5 quilômetros, totalizando uma extensão de 20
quilômetros de nova pista. Neste projeto serão implantadas 28 novas obras de
artes especiais, entre pontes e viadutos, além de sete alargamentos de
estruturas já existentes.
O projeto da Nova Subida da Serra
está dividido em cinco lotes, conforme descrição a seguir:
Lote 1: Obras situadas em Duque
de Caxias, entre os kms 103 e 97, compreendendo a implantação de uma nova praça
de pedágio no km 102 (em substituição à atual praça localizada no km 104), a
implantação do sistema viário de Xerém e Vila Bonança e vias marginais até a
localidade do Aviário, que permitirão a separação do tráfego local do de longa
distância, além de possibilitar o acesso direto de moradores de Xerém ao Centro
de Duque de Caxias. Neste lote também está prevista a duplicação de trecho da
atual pista de descida da serra.
Lote 2: Obras situadas entre os
kms 97 e 87,5, em trecho compreendendo Duque de Caxias e Petrópolis, prevendo a
duplicação do atual trecho da pista de descida da serra, com inclusão de
intervenções de melhoria no traçado, além de construção e alargamento de obras
de arte especiais.
Lote 3: Situado entre os kms 87,5
e 80, em Petrópolis, é constituído pela construção do túnel rodoviário com
4.618 metros de extensão.
Lote 4: Neste lote está prevista
a construção do trecho final da Nova Subida da Serra e de sua ligação com a
entrada de Petrópolis pela atual pista de subida no km 82, além de construção e
alargamento de obras de artes especiais.
Lote 5: Nesta etapa está prevista
a construção da ligação dos bairros Bingen e Quitandinha, em Petrópolis.
O projeto da Nova Subida da Serra
representa um grande investimento para a infraestrutura de transportes do
Brasil, já que a BR-040 opera como um importante corredor para o desenvolvimento
econômico do país.
Fonte: E-Tribuna