Seja bem vindo!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Programa profissionalizante gratuito para jovens está com inscrições abertas.



 Iniciativa vai capacitar estudantes em oito cidades da Zona da Mata.

Jovens de oito cidades da Zona da Mata (Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Santos Dumont, Ubá e Viçosa) têm a oportunidade de se profissionalizar gratuitamente. Para isso, é necessário se inscrever no Programa de Educação Profissional (PEP), mantido pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e que está com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro.
Na região são oferecidas 2.020 vagas, para técnicos em Administração, Agente Comunitário de Saúde, Agropecuária, Alimentos, Análises Clínicas, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Higiene Dental, Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Prótese Dentária, Radiologia, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho. Esta é a sétima edição do programa e, em todo o Estado, estão abertas 30 mil vagas. São mais de 50 cursos em 83 municípios mineiros. “O PEP hoje está mais voltado para os municípios estratégicos que estão recebendo mais financiamentos e novas empresas”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

O programa tem como objetivo principal oferecer educação profissionalizante gratuita de qualidade, criando, para os participantes, oportunidades reais no mercado de trabalho. Na Zona da Mata, mais de 9.500 jovens já foram profissionalizados. Em todo o Estado, mais de 200 mil alunos foram beneficiados e o investimento total do Governo de Minas chega a R$ 569 milhões.
Inscrição
Para se inscrever, o interessado deve acessar a página do PEP (www.pepminas.com). O candidato precisa do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também deve informar o número do documento de Identidade. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova no dia 13/01/2013. O exame é composto de questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Para participar do Programa, o interessado deve estar matriculado no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para este mesmo nível de escolaridade na rede estadual. Também podem concorrer às vagas aqueles que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, seja pública ou particular, desde que não estejam cursando o ensino superior.

Pronatec
Além das vagas ofertadas pelo PEP, o Governo de Minas também está com inscrições abertas para mais de 18 mil vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que, em Minas, também é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar matriculado no ensino médio em 2012 em uma escola da rede pública de ensino.

As aulas do Pronatec são realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Ao todo, são ofertados 42 cursos diferentes em 77 municípios mineiros. Para se inscrever no programa do governo federal, o candidato deve acessar a mesma página do PEP e fazer a opção pelo Pronatec.

Fonte: Camila Moura/Governo de Minas