Seja bem vindo!!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Deputado Nilton Salomão defende Biogás na ALERJ.


O deputado estadual Nilton Salomão usou o plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) na tarde desta terça-feira (04) para defender a inclusão de uma emenda ao projeto de lei 1845/2012 que dispõe sobre a criação da política estadual de Gás Natural Renovável- GNR. Com o projeto o Governo pretende que o chamado biogás seja uma alternativa “ecologicamente correta” na matriz energética estadual. O biogás é criado a partir da biodigestão¹ anaeróbica dos resíduos dos aterros sanitários.

Salomão elogiou a iniciativa do Executivo. " Trata-se de fazer uma equivalência com o que já é realizado em outros estados do país, além de interiorizar o desenvolvimento nesse setor. O deputado completou: "Com o aumento da produção do gás renovável, do biocombustível, há uma redução do efeito estufa e, no aspecto econômico, um processo de interiorização do desenvolvimento". Mas o parlamentar fez uma ressalva, justificando a supressão do artigo 6º através de emenda: "Se o governo dá estímulo ao gás renovável, que poderá ter um custo maior, este custo não deve, de forma alguma, ser bancado pelo consumidor". Com a supressão do artigo 6° através de emenda apresentada pela bancada do PT a pedido de Salomão, qualquer reajuste nos custos de manutenção de distribuição do GNR será repassado ao Fundo de Eficiência Energética do Estado do Rio de Janeiro, de forma a preservar o consumidor fluminense.

De acordo com texto do projeto as concessionárias responsáveis pela distribuição de gás canalizado serão obrigadas a adquirir 5% do GNR produzido no estado relativo ao volume de distribuição de concessionária.

Sobretaxa do Gás ainda é problema em Teresópolis
Salomão aproveitou a oportunidade para reiterar seu compromisso com o não repasse dos custos do transporte do GNV à população de Teresópolis. Segundo o parlamentar foi feito um pedido, através de ofício, a agencia reguladora do setor de gás no estado a AGENERSA para que houvesse desindexação da tarifa de transporte do gás repassada ao consumidor de Teresópolis. No ofício Salomão solicita que o valor do transporte seja diluído no custo de todo gás distribuído no estado como forma de equalizar os preços para os consumidores das diferentes regiões, sobretudo em Teresópolis, onde há majoração. "Por esse motivo, o GNV em Teresópolis é 20% mais caro do que na maioria das cidades do estado. O povo não pode pagar por isso", finalizou Salomão.

Fonte: Rogério Soares- Gabinete Deputado Estadual Nilton Salomão.