Seja bem vindo!!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

DRM fará reunião em Sapucaia para elaboração de novo Mapa de Risco.

Será realizada na próxima segunda-feira (23/07), as 09:00, na Casa de Cultura, Manoelina Vieira Francisco, em Sapucaia, reunião com participação de geólogos da Equipe do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos – NADE, do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro – DRM, para falar sobre relatórios técnicos produzidos entre dezembro de 2011 e abril de 2012, durante a operação do seu Plano de Contingência contra Desastres nas Encostas, com correlação chuvas x escorregamentos no Estado do Rio de Janeiro.

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro convidou para participar dos estudos o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro - SIMERJ, órgão público estadual de meteorologia, que tem a atribuição e a competência não só para prever as chuvas que podem deflagrar escorregamentos e para acompanhar ininterruptamente os dados pluviométricos das estações do SIMERJ, do Instituto Estadual do Ambiente – INEA e do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, mas também de avaliar os fenômenos meteorológicos que explicam as suas intensidades e durações. 

A nova série de Relatórios Técnicos conjuntos do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro e do SIMERJ tiveram início no mês de junho e tem objetivo de apresentar os resultados sobre a Correlação Chuvas x Escorregamentos e também explicar a excepcionalidade de sua ocorrência em períodos sem chuva.

Na ocasião também será discutida a elaboração de um novo mapeamento das encostas do município com prioridade para Jamapará e os bairros da Metrama, São João e Centro.
O Projeto para Consolidação e Ampliação do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos, no valor de R$ 3.672.437,46 e prazo de aplicação de dois anos, visa finalizar o Mapeamento de Risco Iminente a Escorregamentos em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A reunião terá participação de moradores, jornalistas, vereadores e representantes da Comissão Respeito à Vida, criada em Jamapará.

Em abril deste ano o Presidente do DRM/RJ, Flávio Erthal, esteve em Sapucaia e garantiu que a parceria entre o governo estadual e o município está mantida, prometendo atenção especial para Sapucaia na elaboração dos relatórios técnicos que serão produzidos a partir das informações dos próprios moradores e do poder público local.

Serviço:
Reunião com DRM – RJ
Local: Casa de Cultura – Manoelina Vieira Francisco - Rua Fernando Mauro Jannotti Silva, 130 – Pátio da Estação -  Centro – Sapucaia.
Hora: 09:00.