Seja bem vindo!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alunos do programa “Travessia Renda” participam de reforma de prédio histórico em Além Paraíba.

“O resgate da história de um povo, é isso que se inicia com a reforma do prédio centenário da Rede Ferroviária de Além Paraíba”, comemorou Eloah Barbosa. Conhecido por seus conterrâneos como Xodó, o ex-ferroviário, de 88 anos, fez questão de participar da cerimônia de reabertura do espaço que fez parte de sua vida: a Rede Ferroviária Porto Novo, uma das primeiras estações do Estado, inaugurada, em 1874, por Dom Pedro II.

Cem alunos além-paraibanos dos cursos de qualificação profissional do programa Travessia Renda, executado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), fazem parte dessa história.  Os alunos, dos cursos de pedreiro de alvenaria, bombeiro hidráulico, eletricista de instalações de NR-10, manutenção de vagões e pintor, participaram, durante as aulas práticas, da reforma do primeiro pavimento do prédio centenário, onde passa a funcionar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e da construção da Incubadora de Empresas, projeto que visa oferecer ao município oportunidades por meio da comercialização de produtos e serviços.
O evento de inauguração do espaço aconteceu no último dia 29 de junho, sexta-feira, e contou com a participação de autoridades municipais, representantes da SETE, alunos e comunidade.
Para a superintendente de Qualificação e Formação para o Trabalho, da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, Patrícia Cançado, é muito gratificante para a SETE aliar a qualificação profissional ao resgate da cultura de um povo. “Essa parceria em Além Paraíba trouxe, para nós da Secretaria de Trabalho e Emprego, uma grande satisfação, pois uniu a qualificação profissional, que tem um grande empenho do Governo de Minas, com o resgate da cultura, da história do povo além-paraibano. Os 100 alunos dos cursos, além de estarem aprendendo uma profissão para ter melhores condições de competirem no mercado de trabalho, terão em seus currículos a marca que participaram das obras da Rede Ferroviária, e isso sem dúvidas será um diferencial”, ressaltou.

Na busca por uma nova profissão e por uma ocupação no mercado de trabalho formal, Luiz Jorge Victorino, de 35 anos, que atualmente trabalha como autônomo, viu no curso de pintor uma porta para seus sonhos. “Fiquei sabendo das inscrições para o curso e não pensei duas vezes, logo me matriculei. A iniciativa de trazer qualificação gratuita para nosso município é excelente, sem dúvidas será uma travessia para gerar renda”, afirmou o aluno, fazendo uma ligação com o nome do programa Travessia Renda.
Outra aluna do programa é Nathália Damas dos Santos, de 16 anos. A jovem, que participa do curso de bombeiro hidráulico, afirma que realiza o curso para abrir seu leque de oportunidades para quando for ingressar no mercado. “Essa área tem sido muito demandada aqui em Além Paraíba e quando fiquei sabendo do curso me interessei. A qualidade do curso é muito boa, tanto a parte teórica quando a parte prática, estamos colocando a mão na massa mesmo e isso é um diferencial”, garantiu.
De acordo com o secretário Municipal de Além Paraíba, Júlio Cesar Barbosa, o maior legado é o bom exemplo, é ter iniciativas. “Estou muito feliz com a conquista do município, graças à parceria com a Secretaria de Trabalho e Emprego foi possível realizarmos a reforma do primeiro pavimento da sede da Rede Ferroviária, onde passamos a trabalhar, e dar início às obras para a Incubadora de Empresas, onde pretendemos alojar pequenas e médias empresas para comercialização de produtos e serviços. O projeto é maior, temos a intenção de fazer com que esse espaço da Rede, que tem 7mil m², torne-se um espaço multiuso para abrigar, também, lazer, cultura e turismo”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico do município.
Programa Travessia Renda
O Travessia Renda é, atualmente, a principal ação de promoção de renda do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma iniciativa inovadora do Governo de Minas, surgida em 2008, que decidiu estender suas políticas públicas de Trabalho, Emprego e Renda para além das ações executadas exclusivamente com os recursos federais do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O projeto faz parte do eixo Renda do Programa Travessia, que compreende as ações destinadas à elevação da empregabilidade, à criação/ampliação das oportunidades de trabalho e ao aumento da capacidade de geração de renda, tais como qualificação profissional, doação de insumos agrícolas, constituição e/ou acompanhamento de cooperativas, entre outras.

Fonte: Site do CETER – Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda no estado de Minas Gerais