Seja bem vindo!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011


* Polícia cumpriu outros mandados de busca e apreensão em Posto de Saúde desativado e na sede da Secretaria de Saúde de Além Paraíba.
Depois de ter cumprindo, na última quinta-feira mandado de busca e apreensão expedido pela justiça no Centro Municipal de Especialidade Clínicas – CMEC –, onde realizou a apreensão de vários medicamentos e outros materiais utilizados em procedimentos médicos e odontológicos, com prazo de validade vencido. a equipe da Polícia Civil, comandada pelo Dr. Rodrigo Bustamante, delegado titular da Delegacia de Além Paraíba, esteve sexta-feira cumprindo outros dois mandados de busca e apreensão. Desta vez os alvos foram o posto de saúde desativado, localizado na Rua Primeiro de Maio (Vila Laroca) e a sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Ilha Recreio. No posto desativado, os policiais arrombaram o cadeado para cumpri o mandato e encontraram um aparelho de Raio-X abandonado pela administração pública. O prédio que abrigou o posto por muitos anos está em total abandono e a laje de uma das salas ameaça desabar.
Dentro dos aparelhos de Raio-X é encontrado o Césio 137 (CsCL) ou cloreto de césio-137, elemento químico, parecido com sal de cozinha. O material é altamente radioativo e  pode contaminar pessoas que com ele entrem em contato. Em 1987,  um acidente radiológico em Goiânia foi o mais grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no mundo, fora da área de uma usina nuclear. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado por catadores de papel, que entenderam tratar-se de sucata. O aparelho foi desmontado e repassado para um ferro-velho, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. Destas, 129 pessoas apresentaram contaminação corporal interna e externa concreta, vindo a desenvolver sintomas e foram medicadas. Porém, 49 foram internadas, sendo que 21 precisaram sofrer tratamento intensivo e, destas, quatro não resistiram e acabaram morrendo. Isto mostra a que nível de irresponsabilidade chegamos em Além Paraíba.
Já na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a polícia apreendeu uma enorme quantidade de medicamentos para várias enfermidades com prazo de validade vencido  Entre eles. foram apreendidos remédios como Omeprazol e Paracetamol, muito usados pela população e que, portanto, não poderiam estar com os prazos vencidos, a não ser por absoluta  falta de controle dos responsáveis pelo setor. A quantidade de medicamentos lotou uma Kombi da própria Prefeitura, requisita pela Polícia para fazer o transporte dos medicamentos apreendidos.   E os vereadores da base do governo municipal ainda acham que está tudo bem e que não precisamos de uma CPI.
Fonte: Venilton Ribeiro/Banjo/Rádio Mix