Seja bem vindo!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Terreno começa a ser preparado para construção das casas em Jamapará.


A equipe do Jornal Jamapará em Foco esteve presente no último domingo (24/06), juntamente com o Fiscal da Secretaria de Obras e atual responsável pela Subprefeitura de Jamapará, Sr. Nilmar Lima Santos, no terreno negociado pela Caixa Econômica Federal, localizado no Clube dos 200, atrás da empresa IMAAJ, onde serão construídas 200 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida 2, do Governo Federal. Essas unidades habitacionais beneficiarão os moradores do bairro que tiveram suas casas condenadas pela Defesa Civil e os que perderam tudo na tragédia que assolou o distrito no dia 09 de janeiro deste ano.

O prefeito Anderson Zanon, durante entrevista concedida ao Jornal Jamapará em Foco no último domingo (24/04), esclareceu que a construção das unidades habitacionais é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que já escolheu uma construtora e aguarda somente a aprovação do Ministério das Cidades, seguida da liberação do dinheiro para a compra do terreno (o negócio já está fechado) e execução da obra.

O prefeito solicitou na semana retrasada ajuda ao senador Dorneles que “tem um bom acesso lá em Brasília, para nos ajudar junto ao Ministério das Cidades, para marcar uma audiência minha com algum Ministro ou responsável lá em Brasília para que agente possa cobrar mais uma vez”, finalizou Zanon.

Zanon informou também que o compromisso firmado com a Caixa pela Prefeitura, a princípio, é de pavimentar a rua que dá acesso às casas populares. O meio fio, já foi adquirido pela prefeitura e parte dele já está no local aguardando a passagem de uma máquina que irá acertar a rua para começar o asfaltamento, o que deverá acontecer, segundo o prefeito, ainda nesta semana. As documentações para a CEDAE e a LIGHT colocarem respectivamente água e luz no local, também já estão prontas.

Até o momento, só foi realizado no local da construção, a rede de captação de águas pluviais.

População está apreensiva.

A população de Jamapará que foi vítima da tragédia aguarda respostas mais contundentes quanto à construção das unidades habitacionais. Querem ver, com seus próprios olhos e não com palavras, homens trabalhando e casas sendo erguidas. A cicatriz da maior tragédia vivida pelo distrito, continua na mente de cada morador, principalmente, os que perderam de forma inacreditável, parentes, vizinhos, amigos e casas. Todos sabem da burocracia que aflige o País, porém, como diz certo ditado, “Quem tem fome tem pressa”. E as vítimas que não perderam suas vidas, mas perderam suas casas e grande parte da sua história, querem e exigem que as autoridades municipais “corram atrás do prejuízo” da população. Se não cabe a Prefeitura Municipal, a construção das unidades habitacionais, cabe a atual administração, uma cobrança acirrada em cima do Governo Federal, usando todas as suas energias em prol dos munícipes.

Reportagem e fotos: Luciano José Louredo (Douradão) 
 Escoamento de águas pluviais
 Parte do meio fio que será usado já está no local
 O Fiscal da Secretaria de Obras, Nilmar Lima Santos
 
 O terreno onde serão construídas as 200 unidades habitacionais