Seja bem vindo!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Patrulha Fluvial de Paraíba do Sul faz limpeza no Rio Paraíba.


O lixo jogado na água ou nas margens dos rios pode trazer muitos prejuízos para fauna e para flora. Por isso, a Patrulha Fluvial de Paraíba do Sul faz limpezas frequentes no Rio Paraíba. Só no ano passado foram retiradas da água quase duas toneladas e meia de sujeira.

Sobre essas águas um reforço de peso. Todos os dias agentes da Patrulha Fluvial monitoram o Rio Paraíba nos 32 quilômetros de extensão dentro do município. Criada em 2003, a Patrulha Fluvial agora faz parte da Guarda Ambiental, que foi montada no começo deste ano com a missão de preservar a natureza.

- A margem do rio e o leito do rio são limpos, que é para poder preservar a fauna e a flora. E nisso tudo já apareceu, já começam a aparecer os pássaros, os marrecos, as capivaras, e a gente está aí para poder fazer esse trabalho de conscientização ambiental – explicou José Adir Escobar, supervisor da Patrulha Fluvial.

Em 2011, os agentes recolheram quase duas toneladas e meia de lixo no rio e plantaram mais de 3.500 mudas de mata nativa. Até os pescadores voltaram a frequentar as margens do rio. Sinal de que tem peixe na água novamente.

- A quantidade de peixe voltou para o rio de novo, e os pescadores voltaram a pescar seu peixe e tirar sua própria alimentação – finalizou José Adir.

Fonte: TV Rio Sul
Imagem: Foto do Rio Paraíba do Sul tirada na represa da Light em Carmo - RJ