Seja bem vindo!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lixo produzido em Três Rios será despejado em Sapucaia.

As obras para a implantação do aterro sanitário em Três Rios devem começar até o fim deste ano, esta é a expectativa do secretário de Meio Ambiente do município, Tiago Vila Verde. A implantação do aterro no município faz parte do Consórcio Público de Gestão Associada e Integrada de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Serrana III, aprovado em 2009. O consórcio é composto por seis municípios: Três Rios, Petrópolis, Areal, Levy Gasparian, Paraíba do Sul e Sapucaia.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, o principal motivo pelo atraso no início das obras foi a dificuldade para definir o local onde o aterro será instalado. A primeira área escolhida foi reprovada por contar com três nascentes. Segundo ele, os custos para tornar o local capacitado para receber todo o lixo dos seis municípios que fazem do consórcio seriam altos. “Tanto a desapropriação quanto as obras de instalação teriam um alto valor. Tínhamos a necessidade de procurar uma nova área”, frisou.

O terreno definido pelo consórcio, que tem como presidente o prefeito de Três Rios, é um local já utilizado pelo município para o depósito do lixo, às margens da BR-040, na altura do quilômetro 17. “A intenção é desapropriar a área já usada pelo município e um outro terreno localizado atrás. Com isso o aterro sanitário terá uma área de quase 400 mil metros quadrados”, informou.

De acordo com Tiago, o processo de desapropriação deve começar dentro dos próximos meses, logo após a finalização da licitação para a implantação do transbordo que levará o lixo para o município de Sapucaia. “O aterro sanitário será instalado em uma área já utilizada pelo nosso município, por isso vamos ter que levar o nosso lixo para um outro local enquanto as obras no aterro estiveram sendo realizadas. Vamos instalar um ponto de transbordo, onde vamos despejar o nosso lixo e de lá ele será levado para Sapucaia”, disse.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, as obras para a instalação do aterro sanitário demoram oito meses. Durante este período, o lixo produzido em Três Rios será despejado em Sapucaia. “Precisamos que esta fase da licitação esteja concluída para passarmos para a próxima etapa”, destacou. Para licenciar e construir o aterro sanitário serão usados recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental. E depois de implantado, cada município vai pagar cerca de R$ 40,00 por tonelada de lixo.

Fonte e Foto: E-tribuna