Seja bem vindo!!

sábado, 5 de julho de 2014

Secretaria de Educação de Além Paraíba realiza ações para educação inclusiva.


A Secretaria Municipal de Educação de Além Paraíba vem realizando diversas ações para a efetivação da Educação Inclusiva, reconhecendo que a escola é um espaço de aprendizagem que deve beneficiar a diversidade de todos os alunos que ali se encontram.  Entre as principais conquistas está o Programa de Estágio em Educação Especial realizado em parceria com a Escola Estadual São José e a UNOPAR, e que já concluiu a formação de oito estagiárias, as quais acompanharam a aprendizagem de alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas escolas durante um semestre letivo.

 Além disso, três salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE/ Salas de Recursos já estão funcionando em três escolas municipais: Jardim Paraíso, Prof. Fausto Gonzaga e Anna Mattos (Goiabal), oferecendo atendimento pedagógico especializado em Educação Especial.

Também se destaca a preparação de profissionais de apoio para atenção aos cuidados e acompanhamentos das tarefas dos alunos com deficiência nas salas de aula das escolas do município.

Os alunos também estão se beneficiando com o Projeto Dançarte nas escolas e com os Jogos Adaptados, que em outubro de 2014 terão sua segunda edição.    

No início do mês de junho, a Secretaria de Educação participou, juntamente com 95 municípios da região, do VIII Seminário de Educação Inclusiva oferecido pelo MEC em Juiz de Fora para a discussão de planejamentos e ações necessários ao processo de inclusão. Todas as ações só foram e são possíveis, pois há uma participação coletiva da gestão, professores, funcionários e familiares dos alunos com deficiência.


Reportagem: ASCOM PMAP/Renato Macharet