Seja bem vindo!!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Carmo adota lâmpadas mais econômicas na iluminação pública.


O Carmo está no processo de substituir todas as lâmpadas de vapor de mercúrio do município por lâmpadas de vapor de sódio. A iluminação amarela que está sendo implantada produz uma redução significativa no gasto municipal para manter as ruas com bons níveis de visibilidade.

No contrato em vigor a estimativa é que 75 por cento das lâmpadas do município sejam substituídas. No próximo, Carmo deve estar com toda sua iluminação pública na cor amarela e nos seguintes a única preocupação será com a manutenção.

Segundo o site da Associação dos Técnicos em Iluminação e Maquinária, além de terem uma duração maior, as lâmpadas amarelas são consideravelmente mais econômicas que as brancas. Como comparação, uma lâmpada de vapor de sódio de 70 wats produz a mesma condição de visibilidade que uma de 125 wats de vapor de mercúrio.

Além disto, as lâmpadas amarelas emitem menor quantidade de radiação ultravioleta, o que diminui a presença de insetos. Ainda segundo o site, apesar de inicialmente parecer uma iluminação mais escura, a cor amarela é a que o olho humano tem melhor acuidade visual, o que favorece a segurança pública.


Reportagem: ASCOM Carmo/André Salles