Seja bem vindo!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Carreta tomba em Sapucaia e vazamento pode contaminar o Rio Paraíba do Sul.


Uma carreta bitrem do Grupo Timbosão, que transportava óleo diesel e gasolina tombou na Rodovia BR-116, na altura de Sapucaia (RJ), sentido Além Paraíba (MG), no final da tarde de ontem (20/08) e contaminou o Rio São Francisco, um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul, o principal da região. 

Equipes do INEA Instituto Estadual do Ambiente e do Corpo de Bombeiros passaram a manhã de hoje (21/08) contendo o vazamento com diques de areia para que ele não atinja o Rio Paraíba do Sul, mas não descartaram a hipótese disso já ter acontecido. Caso seja confirmada a contaminação, haverá risco de intoxicação do gado e outros animais nas fazendas ribeirinhas da região de Sapucaia e o abastecimento de água poderá ser suspenso em alguns municípios. Apesar disso, ainda segundo o Instituto, o impacto do vazamento ao meio ambiente é de baixa proporção. Parte dos 45 mil litros que estavam sendo transportados foram recuperados, 35 mil litros, que estavam em dois tanques, não tiveram contato com o rio e outros 5 mil litros foram separados da água na manhã de hoje.

A concessionária que administra trecho da BR-116 – rodovia que vai do Rio Grande do Sul ao Ceará - informou que a estrada continua parcialmente interditada na altura de Sapucaia, com o trânsito organizado pelo sistema pare e siga. O trânsito deverá ser totalmente restabelecido à partir de amanhã, quarta-feira (22/08).

Fontes: G1/Globo.Com/Revista Exame/Folha Popular
Créditos da Foto: Exame
 O Rio São Franscisco é um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul