Seja bem vindo!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cadastramento Escolar começa hoje em Minas.


Pais e responsáveis interessados em garantir vaga para seus filhos em uma escola pública próxima à sua casa devem ficar atentos

Inicia hoje (06/08) o período para a realização do Cadastramento Escolar 2013 em Minas Gerais. O cadastramento, que deverá ser realizado entre os dias 06 e 10 de agosto, é o levantamento utilizado pelo estado, em parceria com os municípios, para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência no próximo ano. Devem se cadastrar crianças com seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2013, alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e ainda os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano). 

Para a inscrição no cadastro Escolar, o pai, mãe ou responsável pelo aluno deverá apresentar original ou cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato e comprovante de residência, comprovante de escolaridade da escola de origem, nos casos de transferência para as redes públicas ou de retomada de estudos.

Na Região Metropolitana e no interior do estado, o cadastro deve ser feito em postos de cadastramento definidos pelas comissões municipais de cadastros e matrículas. Para informações sobre a localização dos postos de cadastramento, os pais e responsáveis devem procurar as secretarias municipais de educação.

O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento não ficará sem uma vaga, mas será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga disponível. Os alunos já matriculados no ensino fundamental na rede pública têm vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.

Os pais de estudantes com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento devem estar atentos, pois também devem realizar o cadastro no mesmo período, 06 a 10 de agosto.  No momento da inscrição, deve ser informado no formulário do cadastro escolar o tipo de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do estudante. 

Fonte: Camila Moura/Governo de Minas