Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil de Além Paraíba
divulgam relatório.
Na
íntegra
A Secretaria Municipal
de Assistência Social e a Defesa Civil de Além Paraíba, através de seu
secretário Antônio da Cunha Coelho, vem pelo presente prestar ao público um
resumo numérico do que foi realizado no período compreendido entre o momento da
tragédia até o dia 29/02/2012 e, também, apresentar algumas informações
pertinentes.
O
conjunto de dados relatados, pela sua grandeza, fala por si só, no entanto se
referem apenas a uma visão material sobre as conseqüências da tragédia
ocorrida, pois a visão não material é imensurável uma vez que, além daquilo que
é palpável, a tragédia atingiu sonhos, aspirações e realizações causando um
sentimento de dor e frustração que não tem como ser equalizado.
Não
se pode afirmar que nas tomadas de ações pós tragédia não tenham ocorrido
falhas ou imperfeições por parte da SAS e DC, mas pode-se afirmar, sem qualquer
dúvida, que em nenhum momento faltou empenho, dedicação e sensibilidade em
busca das ações de cunho assistencial. Todos nós, tanto o Poder Público como a
sociedade em geral, fomos submetidos a um terrível processo de aprendizado ao
mesmo tempo em que soluções tinham que ser tomadas em caráter emergencial como
forma de ao menos minimizar os efeitos do ocorrido, conferindo às vitimas e à população
em geral todo o necessário requerido pela situação inusitada.
Sendo
assim, a Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil confere seus
agradecimentos:
Ao
prefeito, Sr Wolney Freitas, que em nenhum momento se curvou diante do tamanho
do sinistro e tampouco se furtou em direcionar recursos materiais e apoio
humanitário para as ações que se seguiram, alias atitudes perfeitamente
alinhadas com as suas características de gestor público e conduta pessoal. Aos
funcionários da SAS e DC que diuturnamente, alguns até atingidos diretamente
pela tragédia, que em momento algum se furtaram no auxilio à população
realizando funções pertinentes aos cargos ocupados e até mesmo aquelas fora da
rotina normal em prol dos requerimentos que ditam as responsabilidades de um
servidor público. Aos funcionários de outras secretarias que tanto nos
ajudaram. A todos os demais Secretários Municipais. Aos Poderes Judiciário e
Legislativo que emprestam toda a solidariedade e apoio logístico. À iniciativa
privada, comercial e educacional. Às Polícias Civil e Militar local e as que
para aqui foram deslocadas. Ao Corpo de Bombeiros. Aos voluntários. À imprensa
de Além Paraíba, escrita e falada, que além de exercer o sagrado direito do bem
informar, ainda nos ajudou, e continua a nos ajudar, na detecção de pontos,
mesmo que muitos deles de caráter pontual, mas passíveis de melhorias. Às
autoridades eclesiásticas. Aos Clubes de Serviço Rotary e Lions. Àqueles que
mesmo no anonimato prestaram seus serviços de solidariedade. Aos doadores de
materiais diversos e à população que tanto nos tem ajudado no entendimento do
tamanho das conseqüências desencadeadas na nossa cidade.
A
todos o nosso muito obrigado, e ressaltando que o trabalho não terminou, pois
ainda há muito que fazer, fato pelo qual o Poder Executivo não tem medido
esforços. Em tempo, pedimos desculpas àqueles que muito colaboraram e que
não foram aqui citados, nossos maiores agradecimentos.
1) NÚMEROS GERAIS AFEITOS À SECRETARIA
a) Número de pessoas afetadas: 26.100
b) Número de pessoas feridas: 04
c) Número de óbitos: 04
d) Número de residências danificadas (sem abandono):
525
e) Número de residências destruídas: 450
f) Número de pontes danificadas: 08
g) Número de pontes destruídas: 05
h) Estradas danificadas (urbana e rural): 52 km
i) Pavimentação de vias urbanas (Mil m²): 45
2) ATENDIMENTOS DIRETOS
a) Número de pessoas cadastradas na SAS: 2.259
b) Número
de cestas básicas distribuídas (aproximado): 3.770
c) Água potável: MILHARES DE LITROS DE
ÁGUA MINERAL
d) Vestuários:
CENTENAS DE ROUPAS E CALÇADOS
e) Atendimento psicológico às famílias
vitimadas através do CREAS e CRAS
f) Outros atendimentos:
- Inúmeros
transportes de pessoas e de bens domésticos,
-
Fornecimento de gás, produtos de higiene e limpeza, colchões, camas e outros
gêneros, tais como leite e fraldas pediátricas e geriátricas.
3) ATENDIMENTO AOS DESABRIGADOS
Desde o início todos foram acolhidos e receberam meios de
transporte, comida, água, roupas, assistência médica e demais cuidados.
Em uma segunda etapa os desabrigados receberam barracas de
lonas, de aproximadamente 9m² cada, e foram alojados no Parque de Exposição da
municipalidade, em local reservado e dotado de saneamento básico e segurança
durante 24 horas por dia. Foram 07 famílias que totalizaram 36 pessoas. Cada
família em uma barraca sendo que, aquelas mais numerosas, receberam 02
barracas. A SAS manteve todo o atendimento médico, locomoção, alimentação e a
presença constante de uma Assistente Social ou de um representante da SAS.
Preocupada em fornecer condições mais dignas àquelas pessoas a
SAS, com a colaboração da Secretaria de Obras, adaptou os galpões em divisões
individuais, cada uma com aproximadamente 24m² e alojou ali cada família que
antes estava habitando as barracas. Todo o atendimento de suporte foi mantido e
nos próximos dias todas as famílias já estarão sendo remanejadas para moradias
de alvenaria por conta do ALUGUEL SOCIAL.
4) ATENDIMENTOS DE SUPORTE EFETIVO E/OU ORIENTATIVO
Número
de processos para isenção de taxas para 2ª via de
documentos:
EM
MUTIRÃO
SEM MUTIRÃO
TOTAL
Certidão de
casamento............
90
14
104
Certidão
de
nascimento..........
268
45
313
Certidão
de
óbito....................
12
4
16
R.G.........................................
329
11
340
Titulo
de
eleitor......................
90
-
90
TOTAL..................................
789
74
863
Centenas
de atendimento sobre orientação para saque do FGTS e orientação para pedidos de
ALUGUEL SOCIAL.
Os
atendimentos na sede da SAS no período mencionado foram de, em média, 250 por
dia de segunda a sexta feira. Nos dias de maior pico alcançaram mais de 350
atendimentos sem contar aqueles feitos por telefone.
Cabe
ainda ressaltar a construção de 15 contenções de encostas e construção de
galerias, com pedra marroada, nos bairros Banqueta, Caxias e na Barragem de
Torrentes.
Fonte: ASCOM da PMAP