Seja bem vindo!!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

ANTT, Prefeitura, PROCON/RJ e TAP não comparecem em audiência sobre transporte público na Câmara de Sapucaia.


     A segunda Audiência Pública que seria realizada na sexta-feira (28), às 18 horas, na Câmara Municipal de Sapucaia, acabou não acontecendo por ausência dos representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, que pela segunda vez consecutiva fugiram ao debate sobre a qualidade dos serviços de transporte público. Mesmo confirmando presença na reunião por e-mail, os representantes da agência reguladora não apareceram em Sapucaia sem dar nenhuma satisfação.

     Com a presença do gerente operacional, Mayckon Aparecido Tomas Batista, do coordenador regional, Cristiano de Oliveira Nascimento, ambos da Viação Progresso, dos vereadores de Três Rios, Antônio Marcos de Souza (Pratinha) e Fabiano Batista da Silva, dos vereadores sapucaienses, Chiquinho, Marcella Raposo e Regina Alípio, além de populares e representantes da sociedade civil, a reunião não aconteceu para frustração de todos.

      A vereadora Regina Alípio (PROS), principal defensora da questão no município, continua acreditando que a luta não deve parar mesmo com o descaso da agência reguladora que parece tratar a Câmara com desdém.

     A inclusão de representantes da empresa Transportes Além Paraíba – TAP para discussão do assunto acabou não acontecendo, mesmo porque a empresa também não enviou representante, assim como o PROCON/RJ, porém nenhum deles havia confirmado presença.

     Na opinião dos vereadores Chiquinho (PMDB), Regina Alípio (PROS) e Marcella Raposo (PP), presentes a reunião, a solução definitiva para o problema enfrentado pelos sapucaienses continua sendo a criação de uma linha intermunicipal de Três Rios até Sapucaia.

      A criação de uma linha intermunicipal entre Três Rios e Sapucaia também beneficiaria centenas de pessoas que poderiam até, em um futuro próximo, serem também contempladas pela lei estadual que instituiu o Bilhete Único Intermunicipal nos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, argumenta Chiquinho.

       Se o município de Sapucaia fosse inserido no texto da lei que no momento contempla municípios da Região Metropolitana, o Bilhete Único Intermunicipal seria também utilizado por nós, afirma Marcella Raposo.

      O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício onde o Estado subsidia as viagens intermunicipais em até dois modais de transportes, reduzindo o valor da passagem para o usuário.

      A vereadora Regina Alípio (PROS), acredita que além do “abaixo assinado” com mais de duas mil assinaturas entregues ao DETRO/RJ – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, visando à criação de uma linha de ônibus intermunicipal entre Três Rios e Sapucaia, ainda não foi suficiente para sensibilizar os responsáveis em fiscalizar o transporte público.

“É preciso fortalecer o trabalho político para que isto aconteça o mais rápido possível”. - afirma Regina.

Fonte: ASCOM CMS

Créditos da Foto: ASCOM CMS
Legenda da Foto: A TAP também não compareceu a audiência.