Seja bem vindo!!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Furnas completa 80% das ligações de esgoto em Sapucaia, Anta e Sapucaia de Minas.


Furnas já executou aproximadamente 2,4 mil ligações domiciliares ao sistema de coleta e tratamento de esgoto que atende Sapucaia e Anta, no município de Sapucaia (RJ); e Sapucaia de Minas, em Chiador (MG). O número corresponde a 80% do total previsto de 3 mil ligações. Construído pela empresa, o sistema está instalado nas áreas urbanas do Trecho de Vazão Reduzida (TVR) do rio Paraíba do Sul, que se estende por cerca de 30 km entre as hidrelétricas de Anta e Simplício.

As estações de tratamento de esgoto (ETEs) de Anta, Sapucaia e Sapucaia de Minas operam desde dezembro de 2012. O sistema terá capacidade de tratar mais de 3 milhões de litros por dia, atendendo até 13 mil pessoas. Antes, todo o esgoto das localidades era jogado in natura no rio Paraíba do Sul, poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde da população.

Furnas investe cerca de R$ 30 milhões no projeto, que conta também com 30 km de dutos, dez estações elevatórias e 5,6 km de linhas de recalque (tubulação responsável por levar o esgoto das estações elevatórias às ETEs).

Qualidade de vida

Esgoto é o resultado de toda água utilizada nas atividades do dia-a-dia (lavagem de louças, roupas e cômodos da casa; banho; e descargas dos vasos sanitários). A água que desce pelo ralo carrega dejetos. Se não tratados adequadamente, eles contaminarão rios e córregos, aumentando o risco de proliferação de doenças.

Algumas das doenças que podem ser evitadas com o tratamento do esgoto são as transmitidas por insetos, vírus e bactérias que se alimentam e proliferam nas águas poluídas, como diarreia infecciosa, febre tifoide e hepatite A.

Para que o sistema de coleta de esgoto funcione adequadamente, é necessário alguns cuidados:

Não fazer ligação de águas da chuva na rede de esgoto.
Não jogar papel higiênico, absorvente, preservativo, algodão, pano, pontas de cigarro e fraldas descartáveis no vaso sanitário.
Nunca jogar óleo de cozinha, azeite, manteiga ou banha na pia da cozinha ou tanque. O mesmo vale para o vaso sanitário e ralos. 
Não deixar descer pelo ralo da pia restos de comida, legumes, verduras, sementes ou cascas de frutas. 
Não retirar a proteção dos poços de visitação (tampas redondas situadas em ruas e cruzamentos).

Sobre o AHE Simplício

O AHE Simplício é um projeto único na história de Furnas. Para evitar a inundação de uma extensa área urbana e de terras cultiváveis, o projeto conta com um conjunto de canais, túneis, diques e reservatórios que desviaram parte do rio por 30 km. Graças a este circuito hidráulico, que aproveita o desnível de 115 m existente no relevo local para garantir a potência instalada no empreendimento, o AHE Simplício apresenta uma relação entre área inundada e potência de apenas 0,05 km²/MW, uma das menores do mundo.

As obras do AHE Simplício geraram, em seu pico, 4,8 mil empregos diretos. Desde 2007, o projeto repassou cerca de R$ 33 milhões em Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) aos municípios abrangidos pelo empreendimento, principalmente Sapucaia e Três Rios (RJ) e Além Paraíba e Chiador (MG).


Fonte: CDN – Comunicação Corporativa Furnas