Seja bem vindo!!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

1º Protesto “Junta Brasil” de Além Paraíba levou centenas de manifestantes as ruas.



Centenas de pessoas foram às ruas manifestar na manhã do último sábado (22/06) no 1º Protesto “Junta Brasil” de Além Paraíba. O movimento foi extremamente pacífico, não sendo relatado nenhum incidente, ao contrário do que vem acontecendo em outras cidades espalhadas pelo Brasil, onde marginais infiltrados vêm provocando um verdadeiro cenário de guerra. Jovens, idosos e até mesmo crianças participaram das manifestações. Os organizadores levantaram a bandeira da paz e até mesmo pediram para os participantes não sujarem as ruas. Missão dada, missão cumprida!

As polícias Civil e Militar acompanharam a passeata por todo o trajeto, do Porto a São José, sempre conversando, instruindo e organizando o trânsito, dando o apoio necessário aos manifestantes, à população e aos comerciantes. Alguns comerciantes preferiram deixar as suas lojas fechadas, outros a meia porta, mas a grande maioria das lojas funcionou normalmente.

Por volta das 8h30m começaram a chegar timidamente os primeiros manifestantes nas proximidades da Praça Elias Fadel Sahione em frente a Casa da Cultura. Segundo os organizadores, 500 pessoas participaram da manifestação. Já para o Capitão da Polícia Militar de Além Paraíba, Gilker Hadime Seito, o número de participantes era de 300 pessoas. Durante a passeata, muitas pessoas nas janelas e portas de suas casas aplaudiam e exibiam cartazes com suas reivindicações e apoio ao movimento.

O principal alvo dos Protestos foi à empresa TAP, Transportes Além Paraíba. Muitas vezes foi ouvido o coro de “Fora TAP, fora TAP”. Por recomendação da Polícia, a empresa retirou seus ônibus de circulação durante as manifestações. A maior parte das outras reivindicações era sobre saúde, educação, corrupção, e homofobia.

A passeata terminou em frente à Câmara Municipal de Além Paraíba, na Praça de São José, onde os manifestantes sentaram no chão e estenderam os seus cartazes pela rua. Através de um carro de som, foi executado o Hino Nacional Brasileiro, e logo em seguida, os organizadores e alguns populares se manifestaram no microfone. Chiquinho Maia fez questão de ler, um a um, os cartazes confeccionados pela garotada. O professor Alfredo Vieira, da SOS AMOR, pediu que se cumpra a Lei Federal 9.605, em defesa dos animais. Também fizeram questão de discursar os ex-vereadores de Além Paraíba, Guilherme Diniz e Irmão Rogério. Ainda fez uso da palavra o jornalista Flávio Senra, editor do jornal Além Parahyba, que levou ao conhecimento dos presentes o que já vinha sendo divulgado por alguns usuários das redes sociais: a recente aprovação pela Câmara Municipal de Além Paraíba de um Projeto de Lei (ainda a ser sancionado pelo Prefeito Fernando Lúcio Donzeles) que garante uma verba indenizatória de até R$ 1.600,00 para cada vereador do município.

Os manifestantes prometeram reivindicar que as reuniões da Câmara Municipal de Além Paraíba, as segundas-feiras, aconteçam às 19 horas, já que o horário atual (15h) impossibilita que muitos estejam presentes. Atualmente, o povo em geral não comparece as reuniões, e nem mesmo nas audiências públicas de interesse da população que muitas vezes acontecem em outros horários.

Um dos organizadores da passeata, o estudante João Pedro de Souza, disse que as manifestações irão continuar e informou a nossa equipe de reportagem que na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, acontecerá mais uma manifestação. A concentração será às 13 horas na Vila Laroca. De lá, seguirão para a Praça Cel. Breves, onde ficam os Três Poderes; Legislativo, Executivo e Judiciário.

Reportagem e Fotos: Luciano José Louredo (Douradão)

Com informações de Marília Rosestolato