Seja bem vindo!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

·         Cooperativas de crédito de onze municípios da Zona da Mata podem se tornar correspondentes bancários do BDMG

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está credenciando cooperativas de crédito que funcionarão como seus correspondentes bancários em todas as regiões do Estado. As cooperativas, após serem capacitadas pelo banco, poderão receber e encaminhar propostas de financiamento de empresas com faturamento de até R$ 10,5 milhões. Por esse trabalho, serão remuneradas pelo BDMG.
Podem se credenciar cooperativas de crédito de livre admissão de associados responsáveis por negócios de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, incluídas as atividades da área rural vinculadas às centrais. O BDMG já identificou em 111 municípios as 142 cooperativas de crédito que estão aptas a atuarem como correspondentes. Juntas, elas contam com 60 mil empresas associadas.
Na Zona da Mata, doze cooperativas de crédito de onze cidades podem se credenciar. Estão aptas cooperativas de Cataguazes, Espera Feliz, Guarani, Juiz de Fora, Lajinha, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Raul Soares, Viçosa e Volta Grande.
O projeto dos correspondentes bancários faz parte da política do BDMG de ampliar sua presença em todo o Estado, para melhor atender às demandas das médias, pequenas e micro empresas mineiras.
O presidente do Banco, Matheus Cotta de Carvalho, explica que as expectativas são boas, pois as cooperativas de crédito estão espalhadas em Minas Gerais, com milhares de associados, e o BDMG tem experiências de trabalho bem sucedidas com essas instituições: “Todos vão ganhar com isso. Ganha o Banco porque aumenta sua base de clientes por meio de um parceiro forte em todo o Estado; ganham os correspondentes bancários por terem mais produtos para oferecer aos seus associados, e ainda serem remunerados por isso; ganha o empresário por ter o acesso ao crédito facilitado e com mais agilidade; e, mais ainda, ganha o Estado, por ter sua economia fortalecida”, explica o presidente.
Inicialmente, as cooperativas de crédito irão atuar com quatro linhas de financiamento: O BDMG Geraminas e BDMG Competitivo, ambos com fundos estaduais, e o BDMG Fixo Fácil e BDMG Giro Fácil, com recursos próprios do Banco.
O credenciamento das cooperativas começou a ser feito, após publicação de decreto nesta quarta-feira (03/08). As bases do edital seguem a regulamentação do Banco Central, instituição que rege não só o BDMG, mas também as cooperativas de crédito, e foi enriquecido com sugestões de representantes das cooperativas, no período de 15 dias em que esteve aberta a consulta pública.
A vigência do contrato de correspondente bancário será de 12 meses, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos. O Banco não exige exclusividade, podendo as cooperativas atuar como correspondentes de outras instituições. Também ao BDMG está reservado o direito de não conceder exclusividade a qualquer correspondente.

Fonte: Governo de Minas